Eliane De Zorzi Nesello, nascida em 12 de outubro de 1954 em Caxias do Sul, tem seu processo criativo profundamente enraizado na interação com a natureza. Cresceu mergulhada nesse universo, onde a liberdade da imaginação transformava o simples em extraordinário. O contato direto com árvores e galhos despertava a curiosidade. Descendente de italianos, Eliane atribui a seus pais, Armando Waldemar De Zorzi e Iradi Zatti De Zorzi, sua capacidade inovadora. Casada com João Carlos Nesello, empresário, mãe de Thaise e Gabriele, e avó de Henrique, Luiza, Maria Fernanda e Beatriz, é uma apaixonada pela arte que, hoje, a define como uma extensão de propósito.
— A infância foi meu primeiro contato com a criatividade e a beleza genuína. Brincar com pedras dos riachos e galhos, transformando-os em móveis imaginários para casas de bonecas, foi o início dessa jornada artística — conta a especialista em Artes e Educação, que anteriormente já havia se debruçado nas classes do Sacre Coeur de Marie — As árvores são um legado precioso para a humanidade. Plantar uma semente é um gesto para as futuras gerações. Que hoje resulta em uma imersão pessoal, inclusive, no cuidado com as minhas abelhas. Sou apicultora apaixonada. Agora, minhas criações visam eternizar essa conexão por meio de esculturas que preservam sua essência.
Quando Eliane fala sobre suas fontes de inspiração, compartilha que viajar é uma grande escola de sensações e aprendizados. Cada experiência molda suas referências, assim como a paixão pela culinária, que a permite enxergar o mundo como uma alquimia de sabores e descobertas.
— Observação, paciência e persistência são essenciais na busca pela beleza única dos elementos — explica a artista, descrevendo o longo processo de até 15 anos para algumas peças se completarem. Seu fazer artístico evoluiu com o tempo, influenciado por figuras como Gaudi — O ambiente oferece uma rica 'paleta' para compor e recriar.
A cada visita à Unique Madeiras, o contato dos admiradores com suas obras ressalta o respeito e a contemplação pelo que considera belo.
— Os toques nas peças fortalecem meu compromisso com a preservação e beleza dos horizontes. Os imigrantes italianos trouxeram na bagagem ferramentas simples, como martelos e serrotes, e a partir deles fizeram muito. A utilização sustentável da madeira transformada em objetos de arte é uma forma de honrar minhas raízes italianas.
.
Raio-X:
- Livro de cabeceira: O Poder do Agora, de Eckhart Tolle;
- Gostaria de ter sabido antes… que a vida é uma passagem e devemos aproveitá-la ao máximo;
- Arte é… natureza;
- Um hobby que me traz alegria: meu apiário;
- Uma frase que me motiva: "Acreditar é preciso";
- Um sonho... que o relógio andasse mais devagar;
- Um objeto de desejo: o tempo;
- Meu lugar favorito... a fazenda em Bom Jesus, lá me conecto a energia máxima que nos move vida e renovo a esperança em um mundo melhor.