Homem empreendedor conectado ao seu tempo e ao mesmo tempo visionário aos desafios, ele contribui para a evolução da sociedade. É assim que constatamos o comportamento do advogado Volmir André Paza, nascido em Antônio Prado, há muito radicado por aqui. O filho de Olivio Paza (in memoriam) e Aneli Negri Paza, coleciona boas memórias sobre os dias compartilhados entre família e amigos, além de guiar, com êxito, o propósito em auxiliar a capacitação do empresariado local como atual presidente da ARH Serrana. E por toda essa sensibilidade para com a comunidade, ele tem muito o que celebrar. No dia 11, especialmente, o Dia do Advogado, sua profissão, e no dia 23, o lançamento do 13º Fórum de Gestão de Pessoas que contará com a presença do palestrante Emílio Finger, que discorrerá sobre seu tema de vida a palestra “Gestão do Coração”, para atrair atenções ao evento que Volmir levará para o palco do UCS Teatro, dia 27 de setembro evidenciando a pauta de sustentabilidade, meio-ambiente e governança corporativa.
A notável trajetória profissional do nosso entrevistado se iniciou na década de 1980, quando integrava a equipe de Recursos Humanos de uma grande empresa da região. Graduou-se e especializou-se em Direito, fundou seu próprio escritório de advocacia, foi diretor de Recursos Humanos da CIC entre 2016 e 2021, vice-presidente administrativo e financeiro da ARH Serrana em 2017 e 2018, entidade que agora comanda. Volmir também se destaca em compartilhar suas ideias como membro do Conselho Deliberativo da CIC, há pouco mais de um ano, e atua como conselheiro da OAB Seccional Caxias do Sul desde 2019 e que promete levar adiante até 2024.
— Buscar o equilíbrio constante em todos os contextos, sejam eles profissionais ou particulares e alinhar mente e corpo. Isso, para mim, é o bom da vida. Um processo de evolução contínua e a percepção de que não podemos resolver todos os problemas do mundo — reflete Volmir, casado com Cristina Sozo, e admirador do bem-estar social.
Por falar em desafios, Volmir André Paza conta como é emprestar seu conhecimento e vivências para uma entidade com a dimensão da Associação Serrana de Recursos Humanos. Para ele, deve-se estar sempre atento às etapas necessárias para acumular aprendizados e colocá-los em prática de maneira efetiva.
— Poder contribuir com as necessidades das pessoas e organizações, primando pela ética e pela entrega adequada, este é meu objetivo. Além das ações voltadas aos profissionais da área, a Associação desempenha um papel social, apoiando alguns movimentos que buscam uma forma de colaborar com os que mais necessitam. Apoiamos a Campanha do Agasalho e o Projeto Mão Amiga. Recentemente participamos da Noite das Sopas e foi um sucesso — constata.
Já em outubro, o atual presidente da ARH Serrana e seu afinado time realizarão a Jornada Empresarial, em Santa Catarina. Será uma viagem para estimular as práticas de gestão em empresas de lá. Em 30 de novembro, tira do papel mais uma edição do Prêmio Destaques do Ano em RH, quando reconhecerá, por meio de uma deferência, boas práticas e visa capacitar os estudantes das áreas de Recursos Humanos, além de engajar profissionais com experiência para networking e câmbio de ideias. Conforme Paza nos conta, o papel dos gestores e lideranças é fundamental para se ter um ambiente favorável ao desempenho das atividades e alcance das metas estabelecidas pelas organizações.
— O futuro com gestores das gerações X, Y e Z reserva uma multiplicidade de opiniões. Os diferentes grupos percebem as questões à sua volta de formas únicas e inovadoras. É um universo de possibilidades no qual deve-se implementar políticas de inclusão — ratifica.
Ao ser questionado sobre suas expectativas para os próximos anos, Volmir enfatiza: — As adversidades são próprias do ser humano e fazem parte do nosso aprendizado. Acredito muito no Brasil e na esperança de dias melhores.
Volmir em detalhes:
- Livro de cabeceira: Essencialismo: A disciplinada busca por menos, do autor Greg McKeown;
- Uma palavra-chave: superação;
- Um lugar e o porquê: o Litoral Catarinense. Gosto muito do clima, da energia e do som do mar!