Delícia e bem viver são termos que norteiam a jornada de vida da empresária Manuela Caprara Zatti, a Manu Zatti, que é dona de uma história pautada em realizações e atualmente culmina em um cardápio farto de ingredientes que faz reunir muita gente em seu festejado restaurante, Sebastiana. A quarta filha de Rudy Luís Zatti (in memoriam) e Vera Caprara Zatti, teve uma criação repleta de mimos, mas esses doces laços, não a impediram de dar mostras de seu espírito inquieto.
Na infância foi travessa, subia em árvores, vivia em meio à natureza da chácara da família e se aventurava sobre um típico carrinho de lomba para rechear os dias de diversão.
— Meus sonhos de criança eram crescer, aprender a dirigir e empreender. Sempre gostei de culinária e de receber amigos, junção que vivo hoje — conta Manuela, ao confirmar que se tornou o que imaginava ser desde a tenra idade.
Com bom humor e em meio a muitas risadas, nossa entrevistada relembra momentos importantes de sua caminhada pessoal e profissional, que se iniciou há mais de uma década com a Coza, empresa comandada por ela, sua mãe e suas irmãs e que posteriormente foi adquirida por um grupo de empresários do setor de utilidades domésticas. Depois, investiu na carreira de fotógrafa, outra paixão, e até montou um estúdio, muito celebrado por seu fã clube, porém devido ao surgimento de uma inflamação nos tendões do braço precisou se aposentar deste ofício.
Sempre inquieta e atenta às mudanças do mundo, Manuela transitou por grandes centros como Milão, Nova York, Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros lugares, onde experimentou muito da gastronomia e do estilo de vida, fatores que contribuíram para que seu desejo de empreender continuasse aceso e se tornasse realidade com a criação do Sebastiana Bar & Restaurante.
— Foi nesta época que conheci meu marido, Diogo Ramos, e tínhamos o sonho de manter um negócio juntos, começamos a alinhar o projeto e desde então tem sido incrível! Todo dia ao chegar no restaurante ainda fico entusiasmada com o que criamos. Cada dia aprimoramos um pouco mais e nossa equipe é maravilhosa, os desafios se tornam fáceis quando gostamos muito do que fazemos — relata ela, feliz em estar vivendo uma de suas maiores realizações ao lado de quem ama.
O nome do empreendimento evoca a força feminina tão celebrada por Manu, e também homenageia as raízes portuguesas de seu marido, Diogo, com um dos nomes mais populares no país europeu, Sebastiana. E coroa a transição do meio corporativo para o cargo de restaurateur com o título de “Renascimento”.
A maior lição sobre trabalho em equipe, Manuela nos conta que é a união promovida entre as pessoas, que diariamente tecem a história de sucesso do espaço cool.
— Estamos sempre buscando excelência no atendimento. A comida somente não pode ser a estrela do restaurante; acolhimento, ambiente, música são pilares fundamentais para que o cliente tenha uma experiência única e deseje voltar — revela ao dar uma dica para aqueles que pensam seguir seus passos.
Ao referir-se sobre o clássico da casa, além dos ótimos drinks, não poderia faltar o bacalhau, estrela do menu orquestrado por Diogo e que promete novidades ainda no fim deste mês com a inauguração do novo deck na casa.
É nesse clima de renovação e metas alcançadas que Manuela finaliza:
— Sou uma pessoa muito otimista. Enxergo o lado bom das situações e sei que tudo o que faço com amor terá sucesso!
Três drinks que não podem faltar:
- Do leme ao pontal;
- Whisky sour;
- Negroni.