Lidar com pessoas e fazê-las acreditar em seus objetivos, buscando a sua realização. Eis uma das facetas do caxiense Tadeu Drago Júnior. Figura que transita com desenvoltura por diversos ambientes, é no esporte que ele diz encontrar o seu melhor lugar, afirmando sua realização pessoal e suas metas profissionais.
Formado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Treinamento Especializado, faixa preta de taekwondo 4º grau Dan, Tadeu coleciona diversos títulos, sendo o principal deles o de Campeão Mundial em 2012. Uma trajetória de conquistas derivada de sua determinação em abrir seu próprio caminho.
— Comecei a trabalhar com estágio desde o primeiro semestre da faculdade. Sempre fui muito sociável. Gosto de estar entre pessoas. E unir essa paixão pelo esporte e por dar aulas foi natural. Hoje, atuo com alunos de quatro a 60 anos, lido com todos os públicos — diz ele, cheio de pique e entusiasmo aos 39 anos.
Paixão e profissão estão unidos na Academia Elite de Artes Marciais, espaço que administra em Caxias do Sul, em parceria com seu mestre Paulo Fraga. A filial caxiense integra uma rede de oito escolas espalhadas pelo Estado.
— A parte mais gratificante do esporte é ver a evolução pessoal dos alunos. A gente observa resultados no físico e no mental, trabalhando disciplina, respeito e autocontrole. Sempre os estimulamos a buscarem seus objetivos — pontua.
Os mesmos valores que sugere a seus aprendizes, Tadeu aplica em sua vida.
— Meu objetivo sempre foi ser atleta, isso estimula os alunos nos treinos. Ter metas é algo muito claro nas artes marciais e se expande para a vida. Autoconfiança se reflete em todos esses contextos — acredita ele.
Filho de Tadeu Drago e Sandra Oliveira, pai de Roberta, de dois anos e meio, nosso entrevistado adora circular para cima e para baixo com a filhota.
— Passamos muito tempo juntos e temos uma relação muito saudável. Ela já frequenta a academia, está vivendo no mundo das artes marciais. Também passeamos de bicicleta. Acredito que eu seja um pai presente, pois faço o melhor que posso — conta.
Para alguém tão apaixonado pelo esporte, o lazer dele não podia ser diferente:
— Aprecio tudo o que envolve esportes, bicicleta, corrida. Tenho me encontrado muito na natureza, acampar e fazer trilhas. Sou um típico guri de apartamento, gosto da cidade, moraria em Nova York. Mas estou resgatando minha relação com ela (natureza).
Claro que, no dia a dia, também há espaço para a boa gastronomia.
— Meu pai é um exímio cozinheiro, aprendi muito com ele, a fazer churrasco e risotos. Um risoto e um vinho não tem como negar — revela.
Focando em seus objetivos e fazendo dessa característica pessoal um exercício de empatia, Tadeu reforça seu foco na construção de valores.
— Acredito na filosofia do hoje impossível, amanhã possível. É preciso buscar respostas positivas, que acrescentem à vida — reflete.
Dessa forma, eis uma figura sempre mediada pelos sentimentos e força:
— Sou escorpião com ascendente em peixes, sou muito emotivo. Traduzir o Tadeu entre razão e emoção, dá emoção. Tenho poucos amigos, mas são leais e fiéis. Temos que buscar nossa felicidade olhando para dentro — filosofa.