Dignidade e construção de uma vida!
O empresário caxiense Ivonei Pioner, filho de Ivo e Claire Pioner, é dono de uma trajetória de sucesso e tanto. Aos 14 anos iniciou sua jornada profissional como funcionário do Banco do Brasil, onde permaneceu até o ano de 1986, quando, já formado em Educação Física, foi treinar pequenos times de futebol na cidade. Em 1993, retornou para a Ótica Pioner, fundada pelo seu pai no ano de 1966, e iniciou sua segunda graduação, desta vez, em Administração de Empresas pela UCS. Paralelo aos projetos de expansão da empresa familiar, Ivonei casou-se em setembro de 1994 com Dione Nizzola Pioner com quem tem dois filhos, Augusto e Roberta. Foi também presidente do Conselho Executivo da CDL no biênio 2017/2018 e até hoje segue como presidente do Conselho Superior da entidade.
Qual sua lembrança da infância e que sabor te remete a essa época? Jogar bola com meu irmão Ivandro todas as tardes.
Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda, o que conteria nela? Nunca deixe de lutar pelos seus sonhos. Se você vencer a você mesmo nada mais irá te derrotar
Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse publicada? No âmbito pessoal, o meu casamento com Dione Nizzola Pioner, o título seria “Matrimônio: caminho de vida e felicidade”. Já no profissional, foi meu primeiro emprego no Banco do Brasil, aos 14 anos, publicaria como “Trabalho: dignidade e construção de uma vida”.
Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? Amo a liberdade. Todo ser é único. Gostaria de poder, simplesmente, construir uma nova vida com o que ela me oferecesse. Cada um recebe uma oportunidade de ser feliz no dia em que nasce. E todos tem o direito de buscá-la a seu jeito. A vida do outro é só dele.
É possível definir objetivamente o que é ser um bom empresário? Não se é um bom empresário se, primeiramente, não se é um bom ser humano. Mas tecnicamente, ser um bom empresário é ter uma mente livre, voracidade por aprender, empatia para conectar, não ter medo de errar e uma coragem enorme para vencer os obstáculos. E sim , não existem empresários realmente grandes e bem sucedidos, que não tenham por maior qualidade a humildade.
Nestes anos de atuação, houve algum momento crítico em que foi preciso superar barreiras? Muitos. A vida e os negócios não são uma linha reta. Não temos como dominar cenários. São muitos os percalços. Assaltos por exemplo, onde amanhecemos sem um produto em nossa empresa para vender. Mas fornecedores, amigos e colegas vieram a nós e nos reerguemos.
Quais perspectivas vislumbra para os futuros empreendedores? Quais os requisitos básicos para ter sucesso? As perspectivas são as melhores possíveis, pois a cada dia que passa as necessidades do mundo só aumentam e são os empreendedores que trarão solução a essas necessidades. Para ter sucesso, é necessário estar atento as dores do mundo atual, ter uma mente voltada para inovação, tecnologia e humanização das relações. Atenção: empreendedores, gestores e lideranças de sucesso tem como principal habilidade, saber lidar com as diferenças. Tudo é feito por pessoas, para pessoas.
Que lições tem tirado do exercício da sua profissão? Acolher, ouvir e entender quem nos procura, entendendo as realidades, as percepções e as necessidades de cada um, faz com que sejamos mais assertivos na condução profissional. Todos fazemos parte de um grande empreendimento chamado vida. Nos conectarmos e entendermos o quanto cada um é único, faz toda a diferença.
Como alguém engajado com entidades e projetos sociais como a Diretoria da CDL, que lições pode compartilhar sobre trabalho em equipe? Associativismo é uma opção de vida. Viver pensando sempre no bem comum é um mantra. Em projetos sociais na CDL Caxias ou em qualquer grupo, o que vale é ouvir a todos, ponderar sobre o que é melhor para a grande maioria e entender que é na união que temos força. Meu lema é “Quer ser grande? Seja quem serve.”
O que é luxo e como fazê-lo atrativo para o mercado local? O conceito de luxo vem mudando. Luxo é realizar seus sonhos. Os sonhos de cada um são únicos e individuais. Quando conseguimos atender os sonhos das pessoas que nos procuram entregamos o luxo. Produtos e experiências excêntricas, não necessariamente são luxos.
Quem foi, ou é, sua grande influência? Se acredito que o ser humano, é o maior valor, ninguém é mais mestre nisso que Jesus Cristo. Quando tenho uma decisão para tomar, sempre me pergunto o que Jesus faria nesta situação? Ele me influencia o tempo todo.
O que gosta de fazer no tempo livre? Esportes, assistir filmes e documentários. Cozinhar também é meu hobby e viajar. Tudo isso sempre acompanhado da família e amigos.
Traço marcante de sua personalidade? Questionador. Tudo deve ser entendido, para ser executado. Não gosto de superficialidades.
Gostaria de ter sabido antes... do quão rápido passa a vida. Como diz o poeta Marinho Guzman: “de repente abrimos os olhos e lá se vão 50 anos...”
Uma qualidade: empatia com as pessoas e suas realidades. Sempre pronto para ajudar.
Um defeito: um eterno insatisfeito. Sempre dá para fazer melhor.
A melhor invenção da humanidade? Os meios de comunicação, pois aproximam pessoas. O que os homens fazem com ele é outra coisa.
Um hábito que não abre mão? Estar envolvido em alguma atividade para o próximo
Qual a palavra mais bonita da língua portuguesa? Perdão.
Uma palavra-chave: diálogo.
Qual a primeira coisa que vai fazer quando a pandemia acabar? Viajar. Amo viajar!