O amanhecer de Bruna!
Aniversariante do próximo domingo, Bruna Fachin Schiochet, filha de Anelise Fachin Schiochet e Fernando Schiochet, é uma destacada criadora de conteúdo digital que agora empreende em sua própria marca de roupas, a Basic S. Caxiense radicada em Farroupilha, Bruna é formada em Nutrição pela Unisinos e atualmente é acadêmica do curso de Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul.
Que conexão lúdica faz com a infância? Sempre tive contato com a natureza, e lembro até hoje de muitos momentos na chácara da família com meus irmãos, brincando ao ar livre.
Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse publicada? A primeira delas com certeza foi minha graduação em Nutrição e a segunda mais importante foi a criação da minha própria marca de roupas, a Basic S. O título seria: Em busca de aprendizados diários!
Qual é a sua história com a moda, como começou e por que decidiu seguir por esse caminho? Desde a época da faculdade de nutrição sempre gostei e me envolvi nos eventos de moda, mas como não tinha um trabalho fixo devido aos estágios, comecei a vender algumas peças, principalmente de marcas locais. Postava fotos no meu Instagram e as marcas começaram a gostar do resultado e do retorno. A partir daí, selei parcerias e o trabalho como influenciadora. Alguns anos depois, decidi cursar Design de Moda.
Quais os seus trabalhos ou projetos preferidos? Todos os trabalhos que produzo são especiais e com suas particularidades. Mas com certeza uma grande realização pessoal, é ter a minha própria marca de roupas.
Busca estabelecer relações no seu trabalho com outras áreas, como design, arquitetura, arte? Acredito que de certa forma todas estas áreas estão interligadas e, futuramente, planejo ter sim algum envolvimento com alguma delas.
Como funciona o seu processo criativo, desde a pesquisa até a concepção dos modelos? Muitas peças que crio, vem de inspirações de looks com os quais me identifico e uso diariamente. Pesquiso muito sobre as tendências do momento, mas sempre levando em consideração a atemporalidade e a versatilidade. Além, claro, de escutar muito as sugestões de quem as veste.
O que é ter estilo? Transmitir a essência no vestir, a imagem que gostaria de passar para outras pessoas. Acredito que podemos ter muitos estilos em diferentes momentos da vida, mas nunca vamos deixar de lado nossa identidade.
Quais são as suas referências na área? Desde a época dos blogs, antes mesmo do Instagram, acompanho e gosto muito do trabalho da Thássia Naves, ela um exemplo de modernidade e elegância. Admiro muito o trabalho como empresária da Nati Vozza, além das dicas de estilo e empreendedorismo que ela conta diariamente. E, para mais inspirações de looks ou fotos, uso o Pinterest.
Como lidar com bloqueios e se manter criativa? Acredito que devemos sempre estar em busca de conhecimento e inovação. A moda evolui constantemente e para acompanhá-la devemos seguir o seu ritmo nas mais diversas plataformas de informações.
Qual a lição de trabalho em equipe e colaboração tem tirado no comando da tua marca autoral Basic S? Que sempre devemos valorizar o trabalho independentemente do qual for. Para produzir uma peça, são necessárias, no mínimo, quatro pessoas envolvidas entre criação, modelagem, corte e costura, cada uma delas é essencial e única. Porém juntas, conseguem um resultado incrível.
Qual a importância da sustentabilidade nesse meio? Cada vez mais o movimento do Slow Fashion vem ganhando força no setor. As pessoas buscam peças com qualidade e que possam durar por mais tempo. Devido a isso, muitas marcas estão produzindo em menor quantidade, em busca da sustentabilidade e o baixo desperdício de resíduos têxteis. Acredito que esta área cresça cada vez mais, e que inúmeras marcas sejam adeptas ao uso de tecidos renováveis.
De que maneira considera que o cenário atual está afetando o mercado da moda, e como isso vai impactar no futuro? As vendas online sempre estiveram presentes no nosso dia a dia. A internet se tornou uma grande companhia para todos, tanto para o entretenimento, como para o profissional. Muitas marcas cresceram e inovaram nesta área.
Quais conselhos daria para quem deseja empreender na área? Em primeiro lugar, ter definido o público que deseja atingir e o que se busca como resultado. Pesquisar muito sobre o mercado, a maneira que deseja trabalhar com as vendas, seja física ou virtual, buscar uma boa equipe, e o mais importante, amar o que faz.
Quais são os seus planos para o futuro? Promover ainda mais a minha marca pessoal nas redes sociais. Buscar sempre conhecimento e visibilidade no mercado da moda.
O que considera que são mitos da profissão? Que não existem muitas possibilidades de trabalho, além de ser uma área fútil e sem relevância.
Um hábito que não abre mão? Maquiagem, mesmo sendo mais leve para o dia a dia.
Uma qualidade: determinação.
Um defeito: teimosia.
Uma palavra-chave: amor.
Gostaria de ter sabido antes... que cada pessoa tem seu jeito de ser e viver e, que tudo tem o tempo certo para acontecer. Que devemos acreditar em nós mesmos e que cada etapa vivida é uma forma de aprendizado.
Qual vai ser a primeira coisa que fará quando a pandemia passar? Uma fashion trip, para fotografar os looks das marcas parceiras e da Basic S.