Se crescer juntas e compartilhar os dias de estudos e jornada profissional da infância à fase adulta já foi importante, hoje, trabalhar unidas só fortalece os laços das irmãs Beatriz Caregnato da Silva e Vera Caregnato Orsso. Há 38 anos elas comandam o Escritório Contábil Raiz e também abrem espaço em suas vidas para o fazer social e voluntariado em entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer – Núcleo Caxias do Sul. E as filhas de Antonio Caregnato (in memoriam) e Esterina Caregnato, além de muito ligadas, apreciam o que realizam com o coração, tanto é que Vera segue no ofício de vice-presidente da entidade com o suporte da mana.
– Fui eu que abri o caminho, quando fui estudar Contabilidade, hoje temos quatro filhos formados na mesma área. Fui uma das primeiras mulheres a trabalhar nesse setor – revela Beatriz, contadora, 60 anos, casada com Lauri Francisco Padilha da Silva, mãe de Tales e Artur, e avó do paparicado Pietro.
– Além dos elos familiares, temos amor e dedicação pelo trabalho, que conta com a participação de toda a família. Nosso pai atuou por 20 anos conosco. Somos todos apaixonados pela contabilidade – ratifica Vera, que é Técnica Contábil, casada com Itacir Orsso e mãe de Jordana e Giovana – Glamour Girl Caxias do Sul 2010.
Sempre dispostas a ajudar o próximo, são voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer, desde 1999, entidade da qual Vera já foi presidente entre 2015 e 2017 e que hoje atua como vice-presidente com o suporte inconteste da mana. Elas consideram este senso de comunidade fundamental em suas vidas.
– Nossa Caxias é uma cidade muito solidária. As pessoas gostam de ajudar. Percebemos o quanto se é feliz por, além dos recursos financeiros, poder atuar também no emocional dos assistidos pela instituição – diz Vera, que também integra a Diretoria Comercial da CIC e o Conselho do Contribuinte da Prefeitura de Caxias do Sul.
– Todo profissional de sucesso deve se doar. Nos envolvemos, não conseguimos deixar de nos fazer presentes. Gosto muito do ato de partilhar. Passar uma tarde em um plantão é revitalizante – complementa Beatriz, que é Delegada Regional do Conselho Regional de Contabilidade do RS em Caxias e participa do Conselho da Empresária da CIC e do Observatório Social de Caxias.
Felizes de suas conquistas profissionais pelas Três Estrelas do Programa de Qualidade Contábil, além do Selo Ouro no Programa de Qualidade Necessária Contábil do seu escritório, elas dividem as vitórias da vida celebrando tudo em família. Os encontros nas casas vizinhas das irmãs Caregnato em Bela Torres e na chácara da família são regados a muita e boa comida, bons humores e afetos.
– Somos péssimas cozinheiras, mas nossos maridos nos salvam – confessam, entre sorrisos, Vera e Beatriz.
A família muito conhecida em sociedade, principalmente pelo trabalho filantrópico, é também festejada pelo alto astral. A estrela do clã é Dona Esterlina que, aos 97 anos, segue preparando sua famosa polenta e um bolo de cenoura que nenhuma das filhas faz igual. Nos fins de semana, a delícia é pretexto para mãe, filhas, netos e bisneto se reunirem nos cafés em família.
– Ninguém faz o bolo que ela faz – diz Vera, enquanto Beatriz complementa: – Tem sabor de infância.
Vera observa que a matriarca ensina a memória do passado e do presente, além de projetar o futuro. Beatriz destaca que a mãe sempre foi agregadora e à frente de seu tempo. São herança que as irmãs Caregnato celebram para si e seus herdeiros.
– Quero que continuem valorizando as boas relações pois seguindo pelo caminho correto a gente só atrai coisas boas – diz Beatriz.
– E que tenham índole e caráter como o que adquirimos de nossos pais – pontua Vera, com a sabedoria de quem está ligada a uma instituição de acolhimento e benemerência.
Valores fundamentais
- Família
- Profissão
- Voluntariado