Só quero chocolate!
A chocolatière Camila Cappelletti, filha de Claudemir Cappelletti e Laudete Lume Cappelletti, é formada em Gastronomia pela Universidade de Caxias do Sul, e em 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus, fez surgir sua profissão que literalmente caiu no gosto dos chocólatras de plantão. Nesta conversa com a coluna, Camila discorre sobre desafios, erros, acertos e o prazer de produzir o lado doce da vida. Saiba mais o que move os dias desta caxiense capricorniana que celebrou , no último dia 28, a chegada de seus 27 anos.
O que tem sabor de infância? Pão com nata e açúcar. No entanto, não é um simples pão com nata! O sabor que me remete é daquele pão feito pela nona, com a nata do leite fervido recém tirado.
Ao lado de quem gostaria de ter sentado na época da escola? Do empresário Raul Randon (in memoriam), pelo seu espírito empreendedor.
Traço marcante de sua personalidade? Determinação.
Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda, o que conteria nela? Na verdade, penso que no meu caso seria uma receita, composta por: uma xícara de comunicação, duas colheres de determinação, uma pitada de perfeccionismo e amor à vontade. Claro, como uma boa receita sempre tem os ingredientes secretos.
Filme para assistir inúmeras vezes: o clássico da Pixar, Ratatouille, do diretor Brad Bird.
Quais músicas não saem da sua playlist? La vie en rose, da Édith Piaf; Young and Able, dos canadenses Current Swell; e Você Vai Lembrar de Mim, da banda gaúcha Nenhum de Nós.
Gostaria de ter sabido antes... sobre processo criativo. Cada nova coleção que desenvolvo é sempre um desafio. As ideias não nascem prontas. É necessário um tempo de estudo, testes e aperfeiçoamento, para alcançar os resultados desejados.
Como surgiu a sua paixão pelo chocolate? No momento em que desmoldei a minha primeira forma de bombons. Lembro até hoje, fiquei emocionada em ver que eu tinha feito aquilo. Eles pareciam joias ou pedras raras.
Teve algum marco importante ou momento decisivo que influenciou a trajetória? Sim. Meu primeiro curso específico para preparação de chocolate. No momento em que fiz meus primeiros bombons, senti uma enorme paixão nascer dentro de mim e soube que aquele seria o meu caminho.
O que te motivou a empreender na Cappe Douceurs? Cresci acompanhando o comércio dos meus pais e isso foi alimentando o meu desejo de empreender. Sempre tive a certeza que teria meu próprio negócio e materializei esse sonho unindo-o a minha paixão por chocolate.
Sempre soube que gostaria de trabalhar com doces ou foi uma surpresa? Sempre amei comer doces, mas confesso que quando comecei a faculdade de gastronomia me imaginava preparando pratos salgados. Porém, essa ideia só permaneceu até a minha primeira aula na disciplina de confeitaria.
O que mais te agrada em trabalhar com chocolate e por que escolheu esta profissão? Sempre gostei de presentar as pessoas com comida. Lembro que no meu tempo de escola, através de uma receita do Jornal Pioneiro, fiz biscoitos de Natal para presentear meus colegas e minha família. Chocolates sempre são uma boa forma de presentear, afinal quem não gosta de chocolates? Por isso, cada coleção é planejada com muito carinho, cada detalhe, desde a embalagem até a mensagem que quero passar. Gosto muito de pensar que a faço parte de momentos especiais nas vidas das pessoas e o chocolate sempre será um bom motivo para sorrir.
Quais as principais funções do chocolatier? Tudo começa pela seleção da matéria-prima, desenvolvimento de produtos, harmonização de ingredientes e fabricação. Porém, para executar todas essas etapas de forma correta, exige conhecimento técnico e principalmente muito cuidado na manipulação.
Como foi a sua trajetória até chegar a ser chocolatière? Iniciei os meus estudos na faculdade de Gastronomia da UCS e percorri vários caminhos na confeitaria até me encontrar no mundo do chocolate. Desde então, aprofundo o conhecimento por meio dos melhores cursos específicos da área.
Quais os tipos de chocolates que desenvolve? Gosto de trazer algo novo, trabalhando com edições limitadas. No entanto, alguns produtos já se tornaram clássicos, como as trufas e as barras de chocolate. Todos são desenvolvidos com matéria-prima de excelência, começando pelo chocolate belga Callebaut.
Qual a sua dica para quem deseja ser um especialista em chocolate? Muita dedicação. Compreender que exige uma constante busca por conhecimento e que nem tudo dá certo de primeira, e está tudo bem!
Quem são os mestres na sua área? Existem muitos profissionais maravilhosos, mas atualmente Melissa Coppel, Ramon Morató e Kriss Harvey são os meus preferidos.
Ingrediente favorito: baunilha, pelo seu sabor e aroma.
O que te inspira? A natureza, com toda a sua perfeição. Também me inspiro no mundo da moda, por sua capacidade de expressar a personalidade e também de criar experiências.
Também gosta de cozinhar outras receitas além das doces? Sim, cozinhar receitas salgadas é um dos meus hobbies.
Natureza ou cidade? A natureza me inspira, já a cidade é onde tudo acontece.
Você tem fome de quê? De chocolate!
Um hábito que não abre mão? O ritual de preparar o meu café. Gosto de me preocupar com os detalhes, desde a escolha do grão até o método de preparo. O meu dia só se inicia depois de uma xícara de café e meu momento de oração.
Um talento que ninguém conhece: sempre gostei muito de fazer coisas relacionadas a estética. Tanto que quase segui neste caminho profissionalmente.
Uma mensagem aos leitores: muitas pessoas têm o sonho de empreender, mas muitas vezes todos os desafios que existem na jornada ceifam os sonhos logo de cara. Vou confessar, que para mim não foi nada diferente, não foi fácil. São inúmeros aprendizados todos os dias e acredito que isso é o que mais me encanta. Sou abençoada por ter uma família tão especial, que tanto me ensina ajuda e incentiva. Sou extremamente grata a Deus por tudo. Meu projeto nasceu em 2020, em um cenário difícil e não favorável, porém, apesar de todas as adversidades, consegui realizar o meu sonho. Espero que você que está lendo agora e que gostaria de ter um negócio, encontre em mim uma motivação. Para você eu digo: não desista! Encontre algo que você se identifica, procure ajuda de pessoas especializadas para iniciar e erre pequeno e aprenda rápido. Os erros são inevitáveis e importantes para nos fortalecer. É assim na vida e será assim também nos negócios. Tenho certeza que 2021 será fantástico, com muito amor, alegria e com certeza, chocolate!