O período de preparação para os festejos da chegada do Natal aumenta sensivelmente o sorriso no rosto de Ivane Canevese. E, mais do que isso, transforma o espaço recheado de encantamento que ela administra, a Amora Casa Regalli, num recanto de centenas de peças alusivas à data, uma verdadeira casa do Papai Noel, seus duendes e magia.
– No momento que nasceu minha filha, começou meu projeto profissional, um sonho inato. Sempre fui apaixonada por decoração, então me atirei de cabeça. Ficou exatamente como eu queria – diz a mãe de Sabrina Mittag e filha de Fiorelo Canevese (in memoriam) e Pierina Nalim Canevese.
Nascida em Veranópolis, ela lembra que o gosto pela decoração vem dos tempos de menina.
– Eu botava a mesa para as bonecas. E também fazia uma vassoura com gravetos para limpar bem o lugar da minha casinha. Acredito que transformei em trabalho isso que a mulher tem por natureza – diz, referindo-se sensibilidade estética feminina.
Hoje o endereço décor de Ivane tem 20 anos de tradição em produtos e serviços de delicatessen.
– Acredito que nossos sonhos devam ser encaminhados, a gente os constrói com muito trabalho. Sou uma pessoa que gosta de pessoas, tenho essa paixão. Não tenho clientes, tenho amigos. Quem entra na minha loja, entra na minha casa. Tenho empatia pelo ser humano – explica, toda animada.
Esse pique pelas coisas que ama ganha um fôlego extra quando fala do netinho Matheus Mittag Antoniazzi, filho de Sabrina e Estevão Antoniazzi, de dois anos, e dos prazeres do lar. Sem contar as datas solenes que requerem mimos alusivos como Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, e claro, a temporada mais aguardada, as festividades de fim de ano.
– Amo também cozinhar. E adoro brincar com o amor da minha vida. Amo muito esse gurizinho – diz a vovó faceira.
A empresária do espaço que é referência para arquitetos e decoradores da Serra fala do período natalino inspirada pelo clima de confraternização e troca de gentilezas que a época evoca.
– O Natal é uma das datas mais lindas, com ele reverencio minha infância. E eu já festejo isso no meu ambiente de trabalho, com o viço de uma criança. Seria bonito ter três Natais por ano – fantasia ela, movida pela imaginação infantil.
Mas nossa entrevistada também se resguarda para bons períodos de descanso e conforto de uma casa à beira mar.
– Gosto muito de praia, em particular do meu cantinho na praia do Quilombo, em Santa Catarina – conta.
Assim, Ivane constrói seus próprios castelos com a alegria de viver:
– Entrar no ateliê é quase como entrar em um portal para outra dimensão, um universo paralelo e lúdico. O coração da gente precisa estar ocupado. Estou sempre renascendo – diz, sorridente, entre luzes natalinas e delícias à mesa.