No encontro organizado pelo PL gaúcho, sexta-feira (22), em Porto Alegre, com prefeitos, vices e vereadores eleitos, o deputado federal Luciano Zucco foi apontado pelo deputado Giovani Cherini, presidente estadual do PL, como futuro governador do Estado. Na foto acima, a bênção de Cherini a Zucco durante o encontro. Ele é apontado internamente como o nome favorito do partido ao Piratini.
Aliás, as articulações ao Piratini já estão na rua há algum tempo. O presidente Lula já indicou Edegar Pretto, atual presidente da Conab (a Companhia Nacional de Abastecimento), para a disputa ao governo gaúcho pelo PT. Pretto já disputou ao Piratini na eleição passada, tendo perdido a vaga ao segundo turno para o então candidato Eduardo Leite (PSDB) por apenas dois mil votos. O vice-governador Gabriel Souza (MDB), por sua vez, está credenciado para concorrer ao governo desde que aceitou ser vice de Leite. O partido ainda tem o prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, como nome ascendente dentro do partido, no entanto, ele tem um mandato a cumprir. Já o PSDB cogita ter nome próprio, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, é o nome favorito – o que significa deixar de lado um acordo político tácito com o MDB.
Mantém-se no cenário, como interessado na disputa, o nome do senador Luis Carlos Heinze pelo PP. Ele também concorreu na eleição de 2022. A alternativa, porém, é passível de articulação com o PL, pois ambos transitam na mesma faixa política. Recém vencida a eleição municipal de 2024, as peças já se movimentam tendo em vista a eleição estadual de 2026. A política não para.