Decaiu notoriamente a qualidade do debate eleitoral em Caxias do Sul a uma semana da votação em primeiro turno, centralmente por conta do acirramento entre os candidatos Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB), que disputam a mesma faixa do eleitorado à direita e, quem sabe, um espaço no segundo turno. Esse é o cenário que está sendo visto claramente no horário eleitoral, debates e entrevistas solo. É assim que chegamos uma semana antes do dia do voto.
Esse acirramento vem de algum tempo, a temperatura subiu vários níveis com o episódio da suspensão de edital de licitação dos serviços funerários em Caxias do Sul, remoção de vídeo de redes sociais com direito de resposta para o prefeito Adiló, e confirmou-se no debate da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (26/9).
Foi um troca recíproca de “quem quebrou a empresa de quem”, com informações inexatas, na prática desinformações, de ambos os lados. A troca de farpas pontiagudas gerou vídeos nas respectivas redes sociais para recolocação dos esclarecimentos que cada um entendeu necessário, respingando em familiares. A intenção é mostrar qual é o perfil de administrador do adversário e suas deficiências, mas retira completamente o foco das propostas para a cidade, com dispêndio de energia, tempo e espaço para um tipo de enfrentamento que só desmancha pontes.
O debate eleitoral e político pode ser duro, mas não deve desviar do foco. E, se pode ser duro, não deve ser ríspido e inviabilizar a convivência política.
Profusão de vídeos
Diversos vídeos circulam nas redes sociais e grupos de mensagem atestando o acirramento do debate nesta reta final do primeiro turno. Um vídeo apócrifo evidencia esse debate à direita a partir de pesquisas disponíveis, em geral contratadas por partidos. Inclusive, resgata a performance do vereador Sandro Fantinel (PL) ao longo da legislatura.
Não é possível descartar possibilidades para o segundo turno, nenhuma possibilidade, inclusive de que não haja segundo turno. Mas há tendências, até pelo universo dos votos disponíveis. A mais provável é a de haver segundo turno, e é daí que decorre todo o acirramento entre Scalco e Adiló. O vídeo apócrifo busca alertar para as consequências.