Os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB) “se acham” a todo momento, no horário eleitoral ou fora dele, e têm protagonizado as principais “refregas” da campanha caxiense. Houve semana passada o episódio de maior acirramento até agora, com a Justiça Eleitoral tendo de intervir em torno de um vídeo veiculado por Scalco e pelo deputado Mauricio Marcon (Podemos).
Mas não fica nisso. No horário eleitoral Scalco “procura” Adiló, que , afinal de contas, é a principal vidraça por ser prefeito, e Adiló “procura” Scalco, como no caso das críticas no debate sobre a privatização da Codeca ou sobre a propaganda de Scalco que, segundo Adiló, repete realizações de seu governo.
Esse enfrentamento entre os dois “adversários preferidos” é resultado da concorrência por votos no campo da direita. Mas ambos, quando se lembram, têm em Denise Pessôa (PT) uma adversária política. Já Felipe Gremelmaier (MDB), que se movimenta em faixa própria, busca capitalizar esse cenário de “refregas” e registra que os demais candidatos brigam entre si, enquanto ele prefere não se meter no entrevero.