Está confirmada oficialmente a filiação do ex-candidato a prefeito, ex-secretário do município em governos anteriores e ex-presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, ao União Brasil. A confirmação partiu do próprio Néspolo, atendendo a consulta da coluna, bem como do presidente do União Brasil caxiense, Kiko Girardi. Néspolo, em função de atividades que desenvolve na iniciativa privada, pediu a Kiko discrição ao ato de filiação, encaminhada na semana passada, e não esteve no ato em que o partido recebeu o ingresso de cinco outros filiados, na sexta-feira passada (5/4).
O ingresso de Néspolo no União Brasil é uma incidência que tem seu impacto perceptível no cenário eleitoral caxiense. Não passa despercebido, pela trajetória importante de Néspolo no contexto político e administrativo do município. Kiko tenta traduzir essa dimensão:
– O ingresso de Néspolo leva o partido a outro patamar. A partir de amanhã (nesta terça, 9/4), pretendemos conversar, eu, Néspolo e o vereador Clovis Xuxa, para decidir o que o partido vai fazer. Claro que o nome dele é um nome forte.
Questionado sobre se o partido pode ter candidatura própria com o ingresso de Néspolo, Kiko respondeu:
– Pode, por que não? Tudo é possível, mas vamos aglutinar. Vamos conversar com partidos de centro – afirmou, avaliando que o União Brasil está colocado em uma linha política de centro-direita.
Néspolo justificou a filiação e a escolha pelo União Brasil:
– Para ficar com alguma visibilidade se o partido precisar. É um partido estruturado, um partido grande, tem pessoas que me identificam, a minha trajetória. Aqui em Caxias, tem o próprio Kiko, é um partido novo para Caxias e que pode crescer.
Sobre o rumo político a tomar quanto à eleição municipal, Néspolo avalia que está em aberto, mas diz não se empolgar com as alternativas já colocadas à prefeitura. Inclusive, não descarta continuar atuando na iniciativa privada. Ele entende que o partido esteve próximo do Governo Adiló – e ainda está –, mas vê que se abre “uma amplitude” de possibilidades.
Adiló participou do ato de filiações do União Brasil na sexta-feira (na foto).
Xuxa é da base do governo
Néspolo menciona que o partido deixou o Governo Adiló semana passada. Referiu-se à saída de Kiko Girardi, que ocupava o cargo em comissão de diretor-executivo da Secretaria de Urbanismo.
Com o ingresso do vereador Clovis Xuxa no União Brasil, o partido abriu bancada na Câmara e Kiko se desloca agora para o Legislativo, “para assumir a bancada”. Ele diz que o partido ainda está próximo do Governo Adiló:
– Quanto à decisão do vereador (Clovis Xuxa, que é declaradamente apoiador do Governo Adiló), não vamos intervir. O vereador está na base do governo – define Kiko.