A prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (12) o Ambulatório Trans de Caxias do Sul — Serviço Ambulatorial Especializado no Processo Transexualizador. O objetivo é garantir acesso para que homens e mulheres trans possam realizar o tratamento de hormonioterapia. A prefeitura esteve representada pela vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e pela secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi. O ambulatório funcionará no primeiro andar do Centro Especializado de Saúde (CES), na Rua Sinimbu.
A aquisição de medicamentos foi realizada com recurso de R$ 1,5 milhão de emenda da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), que estava na inauguração (na foto). Também participaram do ato o deputado estadual Pepe Vargas (PT) e a deputada federal Denise Pessôa (PT).
O serviço do ambulatório oferece acolhimento, consulta psicológica e de enfermagem, avaliação e acompanhamento médico, consulta farmacêutica, encaminhamento para exames, aplicação e dispensação de hormônios. A estrutura disporá de equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, psicólogos, assistente social e farmacêutico — toda a equipe é ligada à Secretaria da Saúde. O público-alvo são pessoas de 18 anos ou mais residentes em Caxias do Sul. É uma conquista para a população trans.
— Essa ação conjunta mostra como a política tem que ser: de modo plural, em benefício da sociedade — disse a representante da ONG Construindo Igualdade, Cléo Araújo.