O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço.
Sem compromissos oficiais na agenda até quarta-feira (14), o governador Eduardo Leite (PSDB) passou o final de semana descansando em Canela, no Palácio das Hortênsias, residência oficial de verão do chefe do Executivo estadual. Acompanhado do marido, o médico Thalis Bolzan, Leite recebeu representantes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) no domingo e plantou oito mudas de oliveira na propriedade. A visita faz parte da divulgação da abertura oficial da 12ª Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul — o evento está marcado para a próxima sexta-feira (16), no Olivas de Gramado, e o governador já confirmou presença.
Um dia antes, na quinta, Leite passará o dia em Caxias do Sul: às 12h, fará reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O encontro ainda não teve tema confirmado, mas o governador deve apresentar resultados de 2023 do governo do Estado e projetar investimentos na cidade e na Serra previstos para este ano.
Leite estará na Festa da Uva
Os anúncios de maior relevância devem ser feitos na tarde de quinta, na abertura da 34ª Festa da Uva. A solenidade está marcada para às 15h30min, com previsão de pronunciamentos de Leite, do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), do presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, e também do Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Na sequência, será desatada a fita inaugural, na rampa de acesso ao Centro de Eventos nos Pavilhões da Festa da Uva, e então o governador junto com outras autoridades farão uma visita aos estandes da Feira Agroindustrial. Mais tarde, por volta das 18h30min, o grupo se desloca à praça Dante Alighieri para acompanhar o desfile cênico, marcado para às 20h – a presença de Eduardo Leite no desfile ainda não está confirmada.