O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Aproveitando o final de semana de Carnaval para descansar no Palácio das Hortênsias, em Canela, o governador Eduardo Leite colocou a mão na terra na manhã deste domingo (11). Leite recebeu representantes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e plantou oito mudas de oliveira na área lateral da residência oficial, em frente ao bosque de araucárias.
Incentivador da produção do azeite gaúcho, Leite se prontificou a fazer as demarcações, abrir as covas e preenchê-las com terra. Seu companheiro, o médico Thalis Bolzan, ajudou a regar as mudas.
— Hoje o senhor se tornou um novo olivicultor — anunciou ao governador o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.
A visita a Leite e a criação simbólica da "alameda das oliveiras" no Palácio das Hortênsias fazem parte da divulgação da abertura oficial da 12º Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul.
O evento está marcado para a próxima sexta-feira (16) no Olivas de Gramado, na Serra, e Leite já confirmou presença. O sócio-proprietário do empreendimento, André Bertolucci, foi quem cedeu as mudas plantadas pelo governador.
Em ascensão no Estado, a produção de azeite de oliva deve chegar aos 500 mil litros nesta safra. Na anterior, a cultura bateu recorde e chegou a 448 mil litros. O Estado é o maior produtor nacional da fruta, com cerca de 80% da produção nacional.