Vizinho do Palácio Piratini há quase um século, o Colégio Paula Soares está sendo preparado para receber os alunos, no próximo dia 19, com uma novidade: a adoção pela equipe que cuida do coração do poder. Nesta quinta-feira (8), o governador Eduardo Leite visitou o colégio acompanhado da secretária de Obras, Izabel Matte, e conferiu o trabalho dos servidores do Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Palácio.
Desde segunda-feira (5), esses servidores trabalham em regime de força-tarefa para renovar ambientes da escola, que atende alunos dos ensinos Fundamental e Médio. As intervenções incluem limpeza de áreas internas e externas, ajardinamento, limpeza e repintura da quadra poliesportiva e da pracinha, além da reforma completa de uma das salas.
Além das mudanças cosméticas, o Paula Soares passará por uma completa restauração, em trabalho conjunto das secretarias de Obras e de Educação.
— São obras, pinturas e revitalizações a partir de um primeiro esforço de colocarmos a equipe técnica, que ajuda a deixar o Palácio Piratini bonito e está ajudando a deixar o Colégio Paula Soares ainda mais bonito. A gente vai acompanhar esse processo ao longo do ano, e a comunidade escolar pode ter certeza de que estamos juntos para que o colégio fique do jeito que ele merece — disse Leite na visita.
A iniciativa antecede uma revitalização mais ampla. A ideia é que todas as áreas do prédio histórico sejam revitalizadas. Durante muitos anos, o Paula Soares foi sinônimo de deterioração.
Na visita, a secretária Izabel Matte explicou os próximos passos:
— Para dar continuidade a esta primeira iniciativa, iremos começar a atuar com um processo inovador de contratação que agilizará a solução dos demais problemas no prédio da escola.
Diretora da escola há cinco anos, Ivalcir Longaretti Chaves comemorou a renovação em andamento:
— Está sendo uma injeção de ânimo para nós. É o que estamos precisando, animar o aluno, animar o professor para que esse seja um ambiente que as pessoas gostem de vir.