O anúncio dos resultados do Banrisul em 2023, nesta sexta-feira (9), foi marcado por sorrisos de orelha a orelha entre os integrantes da diretoria e funcionários, além do vice-governador Gabriel Souza, que bancou a indicação do presidente Fernando Lemos.
O espantoso crescimento de 138,6% no lucro líquido do quarto trimestre foi comemorado como uma safra que se recupera quando parecia perdida. Lemos definiu esse resultado como uma colheita da nova gestão, que deve melhorar o desempenho em 2024.
Parte desse resultado foi atribuído à recuperação de créditos. O lucro líquido de R$ 871,1 milhões no ano vai significar dinheiro para os acionistas (o Estado é o maior deles) e também para os funcionários, que recebem participação nos resultados, o almejado "PPR".
Lemos anunciou investimentos em tecnologia e não poupou elogios às duas mulheres que integram a diretoria do banco, Elizabete Rejane Sodré Tavares e Adriana Celestino. São elas as responsáveis por preparar o Banrisul para o uso intensivo da inteligência artificial.
O presidente, que retornou ao Banrisul depois de uma passagem pelo Tribunal de Justiça Militar, disse que está feliz por "voltar para casa" e encontrar uma equipe motivada a fazer mais e melhor, com a certeza de que o banco vai continuar público.