O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço.
Na manhã de sábado (9), o PSDB de Caxias do Sul lotou o plenário da Câmara de Vereadores com filiados e a base do governo para apresentar o andamento da gestão até aqui. Intitulado "Rumo aos 100% do plano de governo realizado ou encaminhado", o prefeito Adiló Didomenico detalhou que 88,2% do plano está concluído ou em andamento. O cálculo é um trabalho do escritório de dados, que acompanha mensalmente o andamento das metas, e leva em conta os trabalhos concluídos, em andamento ou em atraso (veja detalhes abaixo).
Além do plano de governo, o evento serviu para mobilizar as bases para o ano eleitoral, que começa em menos de um mês. O prefeito Adiló aproveitou para compartilhar desafios e objetivos da gestão, agradecendo a quem participa do trabalho.
— Tem que defender as coerências, a verdade, a razão e aquilo que é do interesse público sempre, e não quando convém politicamente. A gente não é eleito para fazer só aquilo que rende votos, a gente é eleito para cumprir o mandato com responsabilidade. É dessa forma que vamos completar nosso mandato, e contamos com vocês para construir uma nova caminhada. Essa cidade não pode regredir, ela tem que continuar avançando. Temos confiança nessa Caxias. Nós evitamos que a cidade fosse para o colapso — declarou o prefeito no encontro.
Encontro reuniu nove partidos
O governo participou com o presidente municipal do partido, deputado estadual Neri, o Carteiro, além da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e os vereadores tucanos Marisol Santos, Olmir Cadore e Tatiane Frizzo, além de secretários municipais, como o chefe do Meio Mabiente, João Uez (que está licenciado do PSDB e tem convite para se juntar ao Republicanos).
Além dos tucanos, nove partidos estiveram representados no evento. Representando a base do Governo Adiló, estiveram os presidentes municipais Flavio Cassina (PRD), Zé Dambrós PSB), Kiko Girardi (União Brasil) e Elisandro Fiuza (Republicanos). Dos demais partidos, somente o Solidariedade foi representado pelo seu presidente, Antíoco Sartor. MDB, PP e Cidadania (com quem PSDB compõe federação) enviaram seus vice-presidentes (Felipe Gremelmaier, Marcelo Vanzin e Alcione Cargnin, respectivamente), e do PSD participou o secretário municipal da sigla, Cainan Sardelic.
Plano de governo
São 286 metas de governo, mais o plano plurianual do município:
- 130 concluídas (45,5%)
- 116 em andamento (40,6%)
- 6 em atraso (2,1%)
- 19 não iniciadas (6,6%)
- 15 canceladas (5,2%)
Dados atualizados até novembro de 2023. Fonte: prefeitura de Caxias do Sul.