A Frente Parlamentar em Defesa de Melhorias na Rota do Sol e BR-116 é a última instalada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e será presidida pelo vereador Clóvis Xuxa (PTB), que a propôs. É a 17ª frente parlamentar na Câmara
Xuxa destaca a preocupação com acidentes constantes nas duas rodovias.
— Por exemplo, a entrada do bairro Serrano, na BR-116, é preciso uma resolução no local. É muito perigoso. Outro trecho é na Rota do Sol, no Jardim das Hortênsias, acesso onde são registrados muitos acidentes. Vamos agendar uma reunião com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior — diz Xuxa.
Investimentos são obrigatórios
As duas rodovias precisam ser pauta de uma discussão estratégica ampliada. A frente pode ajudar.
O trecho urbano da BR-116, que sequer é totalmente duplicado, tem um porte inadmissível para uma cidade do tamanho de Caxias do Sul. Ainda mais quando comparado aos investimentos federais que se verificam na BR em outros municípios. Requer mobilização permanente em Brasília, cobrando investimentos vários do Ministério dos Transportes.
Quanto à Rota do Sol, deve ser considerada desde já a necessidade de investimento porque se constituirá na principal ligação entre o futuro aeroporto de Vila Oliva e Caxias do Sul. A movimentação em busca desses investimentos precisa ser pauta já.