A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul homenageou os 60 anos da União das Associações de Bairros (UAB) com uma sessão solene (foto) na quarta-feira (17/5). O aniversário de seis décadas de atuação comunitária da UAB é assinalado nesta sexta-feira (19/5) pelo calendário. A entidade foi fundada em 19 de maio de 1963. O ato solene resultou de requerimento da Mesa Diretora aprovado na sessão de terça-feira (16/5). Depois de receber placa alusiva aos 60 anos, o presidente da entidade, Valdir Walter, destacou estar há 10 anos à frente da UAB e há 35 anos no movimento comunitário.
– Quando eu fui morar no (loteamento) Jardim Oriental, não havia nada. Os ex-presidentes da UAB Daltro da Rosa Maciel e Tânia Menezes foram os meus professores – recordou.
Em pronunciamento, o presidente da Câmara, Zé Dambrós (PSB), lembrou que a origem política da entidade deu-se no bairro Pioneiro, na Zona Norte. A UAB liderou ou esteve junto a movimentos comunitários que garantiram, entre outras conquistas, a construção do Hospital Geral, melhorias no SUS, avanços na regularização fundiária, pavimentação comunitária, abastecimento de água, extensão das redes de saneamento e hortas comunitárias. O Restaurante Popular foi reaberto em 2022 na sede da entidade.
A UAB também esteve à frente da doação da Maesa do Estado para o município, que teve o tombamento consumado em janeiro de 2015, com destinação para finalidade pública e cultural. Walter ainda enumerou outras lutas em que a entidade esteve presente: o fim da praça de pedágio de Farroupilha, na RS-122; a continuidade do HG público; a consolidação do campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS); e o policiamento comunitário, cuja retomada volta a mobilizar as comunidades.
Nesta sexta-feira, às 19h, a UAB também realiza ato solene em sua sede para assinalar os 60 anos de trajetória. Está prevista homenagem a ex-prefeitos – o que não inclui o ex-prefeito Daniel Guerra. Foram convidados José Ivo Sartori (MDB), Pepe Vargas (PT), Alceu Barbosa Velho (PDT), Flávio Cassina (PTB), Mansueto Serafini (PTB) e Adiló Didomenico. (PSDB) A intenção é que ex-presidentes da entidade estejam presentes.
É uma justa homenagem. A UAB fez e faz muito por Caxias do Sul, e tem total legitimidade e reconhecimento para liderar lutas comunitárias.
130 associações registram chapas
As eleições para a UAB e associações de moradores, as Amobs, estão previstas para 4 de junho. Atualmente, a comissão eleitoral registra chapas inscritas para 130 associações. Em 13 delas, haverá disputa, com duas chapas para 11 entidades e três chapas para outras duas. Nas demais, há chapas únicas.
A expectativa da coordenação eleitoral, a cargo de Elói Frizzo é de que esse número ainda aumente até domingo, último dia de prazo para inscrição de chapas, desde que seja chapa única, como prevê o Regimento Interno. Frizzo ressalta que a entidade está em “momento de reconstrução. Antes da pandemia, eram 203 Amobs organizadas, número que baixou para 170.