**Mateus Frazão substitui interinamente o titular da coluna, Ciro Fabres
No tradicional pronunciamento que saúda cada início de ano Legislativo, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), anunciou alguns projetos nos planos da administração para 2022 que devem passar pela Câmara. Entre eles, financiamento para substituição de todo o parque de máquinas da prefeitura e a reapresentação da proposta de subsídio ao transporte coletivo. Após a fala, Adiló falou com a imprensa e esclareceu que um novo estudo foi realizado e possivelmente o valor anteriormente proposto, que sugeria repasse de até R$ 1 milhão mensais, deve ser reduzido.
Citou ainda como meta para o ano esforço dedicado à "recuperação inadiável" da Codeca, ressaltando a importância da sustentabilidade financeira e a manutenção da empresa como pública:
— Como diz um ditado aí: "Os resíduos, por vezes, cheiram mal à distância; e os contratos muito mais". (...) (A Codeca) foi criada para que Caxias esteja isenta e livre da pressão dos grandes conglomerados que dominam o mercado dos resíduos no mundo, não apenas no Brasil.
Por fim, Adiló mencionou cinco projetos já protocolados: a atualização do Código Tributário; reformulação do programa de incentivo à permanência do produtor na agricultura; autorizações (via permuta) para implantação da rotatória no cruzamento da Rua Bortolo Zani com a Rua Luiz Scopel, abertura da Rua Alexandre Rizzo, no Bairro Desvio Rizzo, e de obra de macrodrenagem da Bacia do Arroio Aliança.
Reformas não citadas
Adiló comentou a prioridade em avanços nas parcerias público-privadas (de Festa da Uva, iluminação pública, Maesa e Estação Férrea), iniciando pela criação do cargo de secretário municipal de Parcerias Estratégicas. Também destacou a contratação dos planos municipais de mobildiade e o de monitoramento (para implantação do cercamento eletrônico). Ficou de fora do discurso as reformas administrativa e previdenciária, o que pode indicar possibilidade de adiamento do encaminhamento dos projetos.