O parecer de inconstitucionalidade do projeto do vereador Gilfredo De Camillis (PSB) que dispunha sobre castração de cães e gatos por meio de castramóvel foi acolhido pela Câmara de Caxias do Sul na sessão desta terça-feira, inclusive com pedido e voto do próprio parlamentar. É o caso do vício de origem e de ordenamento de despesa que não cabe à Câmara. Mas o vereador não sabia dos encaminhamentos do Executivo para implantação de um serviço móvel. Inclusive, este mês, uma comitiva de Caxias, liderada pelo secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, esteve em Esteio especialmente para conhecer o castramóvel do município.
O vereador De Camillis diz que soube dos encaminhamentos pela imprensa, em entrevista do secretário da Semma. Depois disso, também o líder do governo na Câmara, Olmir Cadore (PSDB), relatou sobre os últimos procedimentos para a implantação do serviço. A prefeitura, na prática, ignorou o projeto de De Camillis.
— Apenas sugiro ao Executivo que utilize melhor a sua liderança e a sua Secretaria de Governo, que poderíamos ter ficado sabendo através deles da adoção dessa importante política pública. Eu fiquei sabendo pela imprensa — lamentou De Camillis.