Semana passada, o vereador Juliano Valim (PSD) tentou visitar o Canil Municipal sem agendamento prévio e seu acesso não foi permitido pelos servidores. A necessidade de agendamento, informada aos parlamentares, é uma orientação adotada para os tempos de pandemia. O assunto repercutiu na Câmara e o vereador encaminhou um requerimento com extenso pedido de informações à prefeitura sobre o funcionamento do canil e políticas públicas para animais, com 43 questões.
Na tarde desta quarta-feira, os vereadores puderam visitar o canil, desta vez com agendamento. Valim participou da vistoria. Foram divididos em dois grupos, em dois horários e recebidos pelo coordenador do Departamento de Proteção Animal, veterinário Paulo Vinicius Bastiani, e pela veterinária Ana Caroline Rossi.
Os vereadores ouviram dos profissionais que seria adequado uma melhor estrutura para receber os animais. Um terreno está sendo procurado pelo município, possivelmente em forma de permuta. A localização inicial pretendida para o que se chamará Centro de Bem-Estar Animal era na Capela de São Francisco, na 6ª Légua, mas contou com a resistência de moradores vizinhos. Hoje, 610 animais estão acolhidos, sendo que uma campanha de adoção feita pelo município a partir da metade do ano passado conseguiu encaminhar 136 cães e 49 gatos. Há apenas um felino no lugar. Porém, no período, o canil recebeu novos animais.
Participaram da visita os vereadores Adriano Bressan (PTB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Juliano Valim (PSD), Gilfredo de Camillis (PSB), Olmir Cadore (PSDB), Renato Oliveira (PCdoB) e Estela Balardin (PT).
Faltam espaço e veterinários
O veterinário Paulo Vinicius Bastiani informou que são recolhidos no canil todos os animais sem dono e que necessitem de cuidados veterinários. Todos os cães estão microchipados e quase 100% foram castrados. Ele indicou que seria apropriado contar com pelo menos mais três veterinários, dobrando o número existente.
De acordo com a veterinária Ana, uma nova estrutura para o canil em um local mais amplo seria fundamental para melhorar a acolhida e o tratamento dos animais.