Um escritório de contabilidade que realiza, em média, 10 movimentações por mês de abertura de empresas e alteração de processos destaca a redução da burocracia para quem tem negócios em Caxias do Sul nos últimos meses. Vinicíus Valer, diretor da Conasser e diretor de serviços da Microempa, diz que as ações de automatização empreendidas pela prefeitura municipal estão auxiliando os micro e pequenos empreendedores que compõem a maioria dos negócios da cidade.
Nesta semana, o município anunciou que estão automaticamente liberados da Viabilidade Locacional pela prefeitura mais de 500 tipos de negócios. Empresa de transporte escolar, tabacaria, casa lotérica, pet shop, serviço de entrega rápida, estacionamento de veículos, diversos comércios e serviços considerados de baixo risco são alguns exemplos de beneficiados pela medida. Com este novo movimento, a abertura dos empreendimentos ficou cerca de uma semana mais rápida. Para se ter uma ideia do impacto dessa medida, o diretor do escritório de contabilidade faz uma retrospectiva de como eram os processos antes:
_ Antes demorava um dia na prefeitura para a primeira análise de viabilidade, depois mais um dia na Receita Federal, mais cerca de 15 dias na Junta Comercial e mais uns 15 dias até o fiscal da prefeitura fazer vistoria. Agora a gente pede a viabilidade, o processo vai automático para a Receita e Junta e, quando volta, a prefeitura já dá automaticamente o alvará. De dois anos para cá, principalmente nos últimos seis meses, o processo de 30 dias já tinha reduzido em pelo menos uma semana e agora reduz praticamente mais uma _ exemplifica o contador.
Além da abertura de empresas, Valer destaca que as alterações de contratos e a "baixa" de empresas que encerraram atividades também são beneficiadas pela desburocratização.
_ Esses processos automáticos também diminuem taxas e custos para micro e pequenos _ acrescenta.
As categorias consideradas de baixo risco equivalem a cerca de 40% do total de CNAE’s (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) existentes, segundo o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto. O secretário titular da pasta, João Uez, disse que os avanços para facilitar o empreendedorismo em Caxias só foram possíveis graças à dedicação de servidores das secretarias de Urbanismo, de Planejamento e da diretoria de Tecnologia, da secretaria de Recursos Humanos e Logística, que tomaram para si a tarefa de fazer esta adequação de sistema.