Com a previsão de frio intenso e úmido nesta semana, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) já percebe um aumento do movimento de clientes em busca de abastecimento para a semana. Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a segunda (26) e a terça-feira (27) já registraram um movimento maior em relação a outras semanas por conta da previsão de baixas temperaturas. Além das pessoas programarem mais refeições e atividades no lar, o presidente da associação destaca que os supermercados também registram maior procura de donos de estabelecimentos comerciais.
— Pousada e restaurantes estão se abastecendo porque, em função da pandemia, se acostumaram a trabalhar com estoques menores. Então recorrem ao varejo para o dia, ou mesmo, para a semana — explica Longo, que tem supermercados na Serra.
Entre os produtos com crescimento expressivo de vendas em função do frio, o presidente da Agas destaca os vinhos. Porém, como há redução de vendas de outras bebidas, como cervejas, há praticamente um equilíbrio no faturamento.
— Cai em cerca de 30% a venda de outras bebidas e cresce em 40% a de vinhos — exemplifica.
Outros produtos com maior procura nos últimos dias são chocolates, rapaduras, pães, cucas, massas e carnes com osso para sopas. Já outras carnes, frutas e verduras e iogurtes são produtos que têm redução de consumo.
Procura por aquecedores de última hora
Os supermercados também registram maior procura por aquecedores e cobertores com as baixas temperaturas, mas o representante do setor diz que essa demanda não chega a impactar muito o faturamento, já que são produtos que as pessoas têm em casa.
— Eventualmente, alguém recebe uma visita e precisa se preparar de última hora, e aí procura os supermercados — aponta Longo,
De qualquer forma, quem se der conta na última hora da necessidade de reforçar o aquecimento pode encontrar dificuldades, pois o presidente da Agas diz que, de modo geral, o varejo tem trabalhado com estoques mais baixos em função das próprias dificuldades das indústrias na fabricação em relação aos insumos e dificuldades impostas pela pandemia.