O Cobo Wine Bar, bar de vinhos inaugurado em 2016 na Rua Herny Hugo Dreher, no bairro Planalto, em Bento Gonçalves, reabriu em novo endereço nesta semana. Após a percepção de que o público passou a buscar locais com maior espaço ao ar livre e estacionamento, os proprietários tomaram a decisão de mudar e optaram por uma residência histórica da família, na Rua Vitório Carraro, 600, no bairro Botafogo.
Antes ocupando uma área no segundo andar de um prédio, na chamada Via Gastronômica de Bento, o Cobo disse que recebia a maioria dos clientes por indicação, e que a passagem pela movimentada avenida não era o principal atrativo, o que auxiliou na decisão de mudança de endereço.
— Foi aí que pensamos na casa que está na família há mais de 100 anos e tinha um pátio maravilhoso. Meus avós compraram há mais de 70 anos. Só existia ela e, ao redor, eram só vinhedos. As ruas foram surgindo ao redor dela — situa Natália Zandonai, 30 anos, proprietária do Cobo Wine Bar junto com o irmão Matheus Zandonai, 32.
A revitalização, mantendo características originais e mesclando com a proposta moderna do bar, começou em março. O projeto foi feito por outra neta dos donos da casa histórica, Larissa Zandonai. São cerca de 100 metros quadrados, sem contar a área externa. O investimento foi de R$ 150 mil. Com a ampliação da operação, foram gerados mais dois empregos de um total atualmente de nove profissionais.
A região para onde o Cobo Wine se transferiu também está se consolidando como um novo polo gastronômico de Bento Gonçalves. No ano passado, inaugurou a Tubuna - Cultura Gastronômica, do chef Rodrigo Bellora, na Rua Nelson Carraro, 750. A Otto e Mezzo Pizza Verace também está instalado no bairro Botafogo, na Rua Brasília.
A mudança ocorreu há tempo de aproveitar o incremento de movimento de turistas na cidade em função do feriado, mas também ocorre na mesma semana em que voltaram a ser impostas maiores restrições de horários de funcionamento de bares e restaurantes na cidade. Em Bento, a abertura desses locais está proibida após a meia-noite. Mas, no caso do Cobo, não interfere, pois o bar também já estava operando até as 23h.