Uma empresa de Nova Petrópolis inaugurou um novo atrativo turístico na Serra Gaúcha, inspirado nas maiores cervejarias do mundo, no início deste ano. A abertura do espaço interativo de visitação da Edelbrau, de Nova Petrópolis, foi postergada alguns meses, mas acabou entrando em operação em janeiro, em um dos momentos em que a pandemia permitia o funcionamento.
O movimento naquela ocasião já deixou os empreendedores animados, mesmo que logo em seguida as restrições tenham voltado a se intensificar por conta do avanço do contágio. Para se ter uma ideia, em menos de um mês da abertura, no período de 20 de janeiro, data da inauguração, ao início de fevereiro, mais de 200 visitas foram feitas ao local. O espaço recebeu não só pessoas do Estado, mas também atraiu turistas do Rio de Janeiro, de Brasília, São Paulo, entre outras regiões. O controle também ocorre porque, no final da visitação, o turista é convidado a deixar um recado, com máquina de escrever.
O espaço, com aproximadamente 300 metros quadrados, foi pensado para aproximar o público do processo de criação de cervejas. A Experiência Edelbrau, como o complexo foi chamado, conduz o visitante a salas temáticas, mergulhando em uma jornada que passa pela magia alquimista da fábrica, navega pelas raízes da cultura local, traz pitadas de contos do mascote da Edelbrau, o Cuco, e culmina com experiências sensoriais que remetem à sustentabilidade, diversão e colaboração, pilares de atuação da cervejaria. A cervejaria artesanal gera 100% da energia consumida, pois fez a instalação de 251 placas de energia solar. Também trabalha com o sistema de cisternas com capacidade de 45 mil litros, reaproveitando água da chuva, usada na limpeza da fábrica, na irrigação do jardim e no processo de pasteurização das bebidas.
No ano em que completa uma década de existência, a Cervejaria Edelbrau também aposta nas vendas pela internet. Seu e-commerce, que teve início na metade de 2020, além de ser alternativa à pandemia, permite a chegada da cerveja em todo o país. O negócio de Fernando Maldaner, 35 anos, e Samuel Zang, 40 anos, que começou com um investimento inicial de R$ 600 mil em junho de 2011, quando iniciaram a construção da sede, atualmente tem 12 profissionais e 22 tipos de cerveja.