Na semana em que Luiza Trajano liderou o lançamento do movimento Unidos pela Vacina, o grupo Mulheres do Brasil ficou em evidência. Com com mais de 70 mil representantes de diversos setores da sociedade, o espaço serviu de inspiração para criar a iniciativa que busca apoiar a campanha de vacinação em todo o país. Localmente, 170 mulheres da região estão cadastradas e um grupo já se mobiliza para auxiliar prefeituras com estrutura de apoio que deve agilizar a aplicação das doses.
O núcleo local é liderado pela gerente de recursos humanos do Grupo Brinox de Caxias do Sul, Celiz Frizzo. O convite para integrar o Mulheres do Brasil foi feito pela própria Luiza Trajano em visita, realizada no ano passado, à fabricante de utilidades domésticas, fornecedora do Magazine Luiza.
_ Ela me deu esse desafio, pessoalmente, de trazer o movimento para Caxias do Sul _ conta Celiz.
A primeira ação do núcleo local será na campanha Unidos pela Vacina.
_ A ideia não é comprar vacinas. Especificamente, o trabalho do núcleo de Caxias, neste momento, será mapear as necessidades das secretarias da saúde _ aponta a coordenadora.
Desde o início da semana, está sendo aplicada uma pesquisa eletrônica para entender quais as principais necessidades.
_ Vai precisar de uma geladeira para armazenar doses, um cômodo para organizar a vacinação, crachás? Nosso trabalho está sendo identificar o que precisam _ exemplifica.
Mais de 15 municípios já foram contatados. Se alguma prefeitura quiser participar, e não tiver ainda sido procurada, podem entrar em contato diretamente pelo e-mail caxiasdosul@grupomulheresdobrasil.org.br. Feito este primeiro levantamento, a ideia é mobilizar empresas, profissionais e entidades para auxiliar no suporte à vacinação.