O chamamento público para que locais sejam oferecidos para sediar o novo camelódromo será uma das medidas anunciadas pela prefeitura, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (03), como o pontapé inicial para a retirada dos camelôs das ruas centrais de Caxias do Sul. Conforme a coluna informou em 28 de abril, a administração vai ser responsável pela locação da área que vai receber o novo camelódromo.
Além disso, o espaço vai sediar também vai sediar órgãos voltados à capacitação profissional e empreendedorismo. A intenção é mostrar à sociedade que, mais do que oferecer um espaço para os ambulantes, o local terá a função de preparar as pessoas para ingressarem no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades efetivas para que eles deixem a informalidade no médio e longo prazo.
As secretarias de Urbanismo (SMU) e Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), a Procuradoria Geral do Município (PGM) e o Escritório de Parcerias Estratégicas são os órgãos envolvidos na formatação do projeto. O edital do chamamento público para escolha do prédio vai ser lançado nos próximos dias. Já a política pública para o setor será estabelecida por projeto, que será enviado para análise da Câmara de Vereadores. A ideia é que o Centro de Compras Popular possa estar em funcionamento até o fim do ano.