A Confederação Brasileira do Desporto Universitários (CBDU) confirmou na última quinta-feira (15) que Brasília (DF) vai sediar a 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A candidatura de Caxias do Sul havia sido apresentada ainda em 2023, e era apontada como favorita para receber o evento. A competição ocorrerá entre 08 a 19 de outubro.
Mesmo com a boa vontade da confederação, que queria aumentar a rotatividade das sedes e trazer os jogos de volta para o RS, já que o estado não recebe a competição desde 1972, Caxias foi preterida. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer (Smel), Gabriel Citton, questões logísticas e de ajuste de datas impediram que o evento acontecesse aqui.
— Eles queriam fazer em outubro aqui, mas aí temos o primeiro e o segundo turno das eleições, e entre os dias de votação tem a Mercopar. Não teria hotelaria suficiente para fazer os dois eventos simultaneamente — justifica Citton.
De acordo com a Smel, seriam necessários cerca de 3,5 mil leitos, por semana, para receber todos os envolvidos. Ao todo, a rede hoteleira de Caxias dispõe de cerca de 4 mil vagas. Como os atletas não podem ficar a mais de 10 quilômetros dos locais de disputa, havia limitações no uso da estrutura de outros municípios. E também não foi possível trocar a data de realização.
Em janeiro, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, ressaltou à coluna a vontade de trazer os jogos para a Serra, pois cumpriria o objetivo de fazer o evento circular pelo país, já que as outras duas candidatas (Brasília e Aracaju) foram sede em tempos recentes. No entanto, o secretário Gabriel Citton acredita que foi plantada uma semente, pois existe a possibilidade de que os JUBs ocorram em Caxias do Sul mais adiante:
— Eles se colocaram à disposição para fazer no futuro, mas como temos eleição, é difícil assumir uma responsabilidade como essa agora. O importante é que eles já conhecem a cidade e sabem que tem condições de receber os jogos, pois tem tudo o que precisa na parte esportiva.
A edição 2023 do JUBs foi realizada entre 8 e 21 de outubro, em Joinville. Foram cerca de 5 mil participantes, de 320 instituições de ensino superior. As modalidades disputadas foram judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, e os esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.