O início do trabalho de dois médicos da área de oncologia pediátrica do Hospital Geral (HG), na última terça-feira (07), normalizou o atendimento às crianças que tratam câncer na Serra Gaúcha. A boa notícia veio após cerca de um mês de negociações para que fosse reposta a saída da profissional que trabalhava na instituição e que se afastou por motivos pessoais.
De acordo com a responsável pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Tatiane Fiorio, dois especialistas foram contratados em Porto Alegre e agora passam a atender em Caxias do Sul. Com isso, a demanda da região volta a ser toda recebida pelo HG, sem a necessidade de deslocamentos. Ela reforça que, neste meio tempo, ninguém ficou sem atendimento:
— O afastamento da profissional que atendia ali foi por questões particulares e por isso houve a necessidade de uma reorganização. De qualquer forma, foi possível resolver rapidamente e agora já temos essa nova equipe, com reabertura dos agendamentos. Nesse período, mesmo com alguns deslocamentos, todos foram atendidos, e apenas um paciente, por questão clínicas, necessitou de transferência.
Como o HG é referência para atendimento aos 49 municípios da região, uma demora na resolução acarretaria problemas no tratamento dos pacientes, que mesmo debilitados teriam que fazer o deslocamento maior até a Capital. Além disso, como o oncologista pediátrico é um profissional raro no mercado, havia o temor de que houvesse dificuldades para fazer a reposição da vaga. Tatiane ressalta que a contratação acabou sendo feita com o orçamento já disponível, sem necessidade de novos aportes financeiros.
Procurado para falar, o diretor do HG, Sandro Junqueira, limitou-se a dizer que o assunto estava resolvido, sem prejuízo algum de atendimento. Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, por meio da assessoria, confirmou que foi comunicada, pela direção do hospital, da resolução do problema, e que os pacientes em acompanhamento continuaram sendo atendidos. A nota também diz que, no momento, o município não tem lista de espera na especialidade de oncologia pediátrica.