A reclamação sobre os buracos da RS-324, entre Passo Fundo e Pontão, virou algo comum no trecho de 40 quilômetros que liga as duas cidades do norte gaúcho. Em alguns pontos, "panelões" tomam conta das duas pistas, o que torna o trânsito quase impossível.
— Agora há pouco vinha um carro na outra mão e quase me jogou para fora da pista com caminhão — relata o agricultor Rafael Taufer, que usa a estrada diariamente.
Os relatos de buracos na RS-324 já vinham há alguns meses, mas a situação piorou com a chuva das últimas semanas. Em alguns trechos, o que chama a atenção é que muitos buracos estão abrindo em pontos reparados anteriormente. O asfalto que soltou da pista está acumulado no acostamento — outro motivo de reclamação. Noutros pontos, falta acostamento ou a pista ficou muito estreita.
Como o trecho tem fluxo intenso de veículos, especialmente caminhões, motoristas precisam redobrar a atenção e reduzir a velocidade para desviar dos buracos e evitar transtornos. Condutores relataram que, além da preocupação com segurança, a situação também causa prejuízos nos veículos, principalmente em pneus e amortecedores.
Outra preocupação é em relação ao escoamento da safra, uma vez que a via é usada por muitos agricultores, como é o caso de Juliano Vizotto, que tem propriedade na localidade de Bela Vista.
— É uma vergonha essa estrada. Nós que precisamos transportar a safra, tem trigo, soja. Não tem pneu que aguente — reclama.
Enquanto os reparos não acontecem, a saída para os motoristas é dirigir com atenção redobrada para evitar problemas no veículo e, principalmente, garantir a segurança.
O que diz o Daer
Questionado sobre a situação do trecho da RS-324, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) afirmou que deve começar ainda nesta terça-feira (24) a manutenção dos trechos mais críticos da rodovia. O serviço tem previsão de ser concluído em três dias, se as condições do tempo permitirem.