A partir de quarta-feira, 1º de novembro, começa no Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, no norte do RS, a cobrança pelo serviço de estacionamento. Ao todo, são 252 vagas com valor de diária que pode chegar a R$ 40.
Desde 2018, a concessão do estacionamento do aeroporto é da empresa Traçado Construção e Serviço, de Erechim, que venceu o processo licitatório e tem autorização para explorar o serviço por 15 anos.
— Com a mudança para o novo terminal, estávamos aguardando o reinício da operação e a assinatura de um aditivo no contrato para poder iniciar a cobrança — explicou o supervisor do estacionamento, Eduardo Cruz.
Usuários relatavam problemas com o estacionamento do aeroporto desde o início da operação do novo terminal, em janeiro deste ano. Inicialmente com pouco espaço e sem infraestrutura, os passageiros eram obrigados a deixar os veículos no acostamento, em locais impróprios e até mesmo em barrancos.
Em junho, após autorização do Departamento Aeroportuário Estadual, o local sofreu uma intervenção de emergência da Secretaria Municipal de Obras, que fez o nivelamento da área com terraplanagem e colocou pavimentação com brita graduada no acesso.
Segundo Cruz, as melhorias executadas pela prefeitura seriam feitas pela empresa, porém ainda não haviam sido realizadas em razão da falta de assinatura do termo aditivo no contrato de concessão. Agora, a empresa deve assumir a responsabilidade pela manutenção da infraestrutura do local.
— No estacionamento em frente ao terminal já finalizamos as pinturas e sinalização. Faremos meio fio, plantio de grama, marcação de vagas, espaço coberto e toda a estrutura necessária para atender os usuários —pontuou o supervisor.
O que dizem as autoridades
GZH Passo Fundo entrou em contato com o Departamento Aeroportuário do Governo do Estado. Em nota o departamento esclareceu que a área do estacionamento foi concedida para a iniciativa privada ainda em 2017 e que as adequações buscam atender aos prestadores de serviço e à população em geral que utiliza do Aeroporto. Confira a nota na íntegra:
"O Aeroporto Lauro Kortz possui uma área destinada para estacionamento, espaço concedido a uma empresa privada no ano de 2017. Em virtude da ampliação e modernização do aeroporto, quando o novo terminal ficou afastado das áreas concedidas, houve a necessidade de readequar os espaços aeroportuários do sítio, com as áreas de estacionamento passando por ajustes para a retomada do funcionamento. Atualmente, os serviços não estão sendo cobrados. Nos próximos dias, após os ajustes e sinalização das áreas, as cobranças deverão ser retomadas. As adequações dos espaços buscam atender aos serviços públicos, aos prestadores de serviços e à população em geral, prevendo ainda oferecer 252 vagas privadas para estacionamento".
Questionada, a prefeitura afirmou que não tem gerência sobre as decisões, mas se coloca à disposição do Estado e da Infraero, que são os responsáveis pela administração do aeroporto.
A Infraero informou que o contrato de prestação/exploração do serviço foi firmado diretamente entre o governo do RS e a empresa Traçado, por isso as definições sobre o estacionamento são de responsabilidade desses órgãos.