Reformado para ser um facilitador na vida dos moradores de Passo Fundo e da região, o aeroporto Lauro Kortz, vem trazendo dor de cabeça para os usuários. A principal queixa dos passageiros é que desde que foi reformado e aberto ao público, em janeiro deste ano, houve um aumento no fluxo de pessoas, e o estacionamento está sempre lotado.
O representante comercial, Altair Ferri, foi buscar um familiar no aeroporto nesta sexta-feira (17) e enfrentou o problema que, segundo ele, é recorrente. Muitas vezes, precisa ficar rodando até encontrar um lugar para parar com o carro.
— É difícil explicar uma obra nova, recém feita, mas que não tem lugar para parar. Tem vezes que temos que deixar o carro um ou dois quilômetros longe. É importante que algo seja feito logo, pois temos um bem na cidade e precisamos valorizá-lo— afirma o representante comercial.
O aposentado, Fernando Spedito Zambenedetti, também foi buscar um passageiro no terminal e encontrou dificuldades. O aposentado comenta que só conseguiu um lugar para o carro na vaga destinada a um táxi.
— Não é a primeira vez que passo por isso. Está sempre lotado este estacionamento. Só consegui colocar aqui porque o taxista deixou, senão teria que colocar em uma sanga lá no meio do campo onde estacionam carros — comenta Zambenedett.
Em nota, a Infraero, empresa pública que administra o terminal, afirma que o aeroporto Lauro Kortz possui dois estacionamentos para veículos, um em frente ao novo terminal de passageiros, com 52 vagas, e outro ao lado do antigo terminal, com 102 vagas. Contudo, vale destacar que essas 102 vagas são em uma região que o motorista precisa estacionar sob a grama, causando transtorno aos condutores. Os espaços são administrados pela empresa terceirizada Traçado, responsável por sua gestão e operação que até a publicação dessa matéria não retornou nossas ligações.
Deslocamento
Além do estacionamento, outra reclamação dos usuários é o transtorno que enfrentam para conseguir um transporte do terminal até o centro da cidade e vice-versa.
O empresário Ricardo Gonzaga, natural do Rio de Janeiro, relata que quando desembarcou no terminal, levou 40 minutos até conseguir um aplicativo para o hotel na região central do município.
— Eu cheguei, e tentei chamar um aplicativo, mas não localizou nenhum. Pensei em pegar um táxi, mas descartei, pois eles estavam cobrando três vezes mais. Uma diferença muito grande. Então, decidi esperar até algum aplicativo aceitar. E lá se foram 40 minutos — desabafa o empresário.
Para o paranaense Alan Ribeiro, a experiência com o deslocamento a partir do Lauro Kortz foi a pior entre todos os terminais que já visitou.
— O serviço de aplicativo, deixa muito a desejar. O preço é baixo, mas ninguém aceita a corrida, deve ser por isso. Se tu quiser pegar um táxi custa R$50, eu não pago — afirma o paranaense
De acordo com a associação dos taxistas de Passo Fundo, a tarifa do aeroporto ao centro da cidade é única e fixada em R$50 desde 2017 por meio de decreto municipal.
Transporte Público
Nessa semana, passou a tramitar na Câmara de Vereadores, uma indicação do vereador, Wilson Lill (PSB), referente a criação de uma linha de ônibus exclusiva do centro da cidade ao terminal. Conforme Lill, a pauta é um pedido do superintendente do aeroporto, Waldecyr Rodrigues, que relatou que além desses problemas que as pessoas estão enfrentando no aeroporto, há também a dificuldade do Lauro Kortz em manter os funcionários:
— Está acontecendo uma rotatividade nos setores de limpeza, manutenção e alimentação do terminal. As pessoas não querem trabalhar aqui. Pois precisam se deslocar por meio de caronas, aplicativos e táxis, o que pra eles acaba se tornando um prejuízo, tendo em vista que o salário que recebem não é muito alto. A ideia seria proporcionar a essas pessoas uma alternativa mais barata e qualificada de deslocamento e também diminuir essa rotatividade nos postos de trabalho — completa Lill.
De acordo com o vereador, a linha de ônibus, inicialmente, atuaria na troca de turnos, e também seria uma opção para as pessoas que desejam conhecer o aeroporto.
O aeroporto Lauro Kortz passou por uma reforma que levou mais de dez anos para ser concluída, mas que mesmo assim não implicou na interrupção dos serviços. Nos últimos dois anos, foram realizadas obras de modernização de sistemas e ampliação da estrutura, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área.
Desde o dia 20 de janeiro quando iniciaram as operações nas novas instalações do aeroporto, o Lauro Kortz passou a dispor de cinco posições no pátio, ou seja, até cinco aeronaves podem permanecer estacionadas no local, que agora tem 16 mil metros quadrados. No total foram investidos mais de R$54 milhões de reais pelo governo do Estado e pela União nas obras do aeroporto.
Confira a íntegra da nota da Infraero
"A Infraero esclarece que o Aeroporto Lauro Kortz possui dois estacionamentos para veículos, um em frente ao novo terminal de passageiros, com 52 vagas, e outro ao lado do antigo terminal, com 102 vagas. Os estacionamentos são administrados pela empresa terceirizada Traçado, responsável por sua gestão e operação.
Cabe ressaltar que a Infraero e o Governo do Rio Grande do Sul estão em constante diálogo a fim de melhorar a prestação do serviço de estacionamento aos passageiros e usuários do aeroporto. Para outras informações sobre o serviço, orientamos contato com a empresa Traçado."