Com entrada no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) em 2020, a sinalização da área de espera para motociclistas começou a funcionar em Passo Fundo, no norte do RS, nos últimos meses de 2022. O espaço delimitado por duas linhas está nos semáforos de cerca de 20 cruzamentos da cidade, entre a faixa de segurança e os veículos que param no sinal.
Além de motocicletas, a área também permite o estacionamento de motonetas e ciclomotores enquanto o semáforo está na cor vermelha, à frente da linha de retenção dos demais veículos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a intervenção busca aumentar a segurança dos motociclistas, sobretudo nos cruzamentos mais movimentados da cidade.
Hoje, a maioria das áreas de espera instaladas em Passo Fundo fica na Avenida Brasil, na região central. Também é possível encontrar a sinalização em outras vias movimentadas, como a Avenida Presidente Vargas e Avenida Scarpellini Ghezzi.
O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, pontua que a medida incentiva os motociclistas a não avançarem em sinal vermelho no semáforo e visa diminuir o número de acidentes com motociclistas. Além disso, os motoristas que não respeitarem a área podem ser multados.
— Na nossa avaliação, a sinalização foi bem aceita. Claro que alguns condutores, talvez por desatenção, ainda não cumprem. Mas os motociclistas utilizam e receberam bem essa novidade — disse.
Segundo dados da secretaria de Segurança Pública, foram 160 acidentes com motocicletas registrados no primeiro semestre de 2023, 9,5% a mais do que o mesmo período de 2022, com 146 colisões. Atualmente, são cerca de 20 mil motociclistas em Passo Fundo, segundo dados da Guarda Municipal de Trânsito.
Medida aprovada pelos motociclistas
Motoboy há seis anos, Ismael Rodrigues lidera o movimento da Associação dos Motoboys de Passo Fundo. Segundo ele, a área foi uma demanda solicitada pela categoria e que ajudou durante a rotina do trânsito.
— A faixa é bem necessária. Nós ficávamos nos corredores, na esquerda ou direita, sempre achando uma brecha para passar. Hoje, temos esse espaço para ficar na frente do semáforo. Onde tem, ajuda bastante. Queremos mais espaços como esse — afirma.
Segundo o motoboy, ainda há uma certa dificuldade na educação dos motoristas sobre a área de espera: muitos condutores ainda não respeitam as novas mudanças.
— Tem muitos pontos que os motoristas não respeitam e a gente acaba dividindo espaço com eles, como era antigamente. Foi sinalizado, mas ainda enfrentamos carros parados esperando o sinal abrir no espaço que seria para motos — completa.
Para o futuro, Rodrigues insiste no aumento de pontos para motociclistas, visto que o mercado para profissionais com trabalho via aplicativo de serviço está crescendo na cidade.
— A comunidade de motoboys vem aumentando com a facilidade dos aplicativos, que permitem já sair trabalhando de forma rápida. Isso faz com que o trânsito de motocicletas aumente tanto nos horários de pico quanto noturno.
O motociclista Ariel Cezimbra, que circula de moto diariamente no trânsito de Passo Fundo, também aprovou a nova sinalização. Segundo ele, a maioria dos motoristas da cidade respeita o espaço prioritário.
— Diria que 70% dos motoristas respeitam essa área, tem funcionado bastante para nós no dia a dia. Fica até mais organizado para o trânsito — completa.
Motorista questiona "corredor"
Mas nem todos aprovaram totalmente a medida. Taxista em Passo Fundo há mais de três décadas, Claudemir Vidal de Almeida ainda não tinha reparado no novo espaço em alguns pontos do trânsito da cidade.
O motorista relata que não vê muita diferença com a implantação da área, já que os motociclistas acabam passando pelas laterais dos carros para chegar ao espaço, no popular "corredor".
— Isso é recente, mas acho que não altera muito. Porque ou eles ficam na frente ou passam pelo lado. Aquele motociclista que tem o hábito de passar pelo lado, saindo "podando" um carro e outro, vai continuar da mesma forma, porque estão sempre com pressa — contrapõe.