Andar pelo trânsito de Passo Fundo, no norte do RS, exige cada vez mais atenção, principalmente no centro onde o fluxo de veículo é intenso. A cidade teve um aumento de quase 30% na frota nos últimos cinco anos. Atualmente, são cerca de 140 mil veículos na cidade, além dos motoristas que circulam diariamente em busca de serviços nas áreas de saúde e educação.
— O trânsito de Passo Fundo é complicado, é muito movimentado. A gente tenta sempre buscar alguma rota alternativa pra fluir melhor — disse o analista de TI, João Francisco Souza, que estava de passagem pela cidade.
Mas se os motoristas reclamam do trânsito, o pedido de ciclistas e pedestres é por mais atenção.
— Atravessar até na faixa de segurança é perigoso. Claro, tem que sempre procurar uma sinaleira porque fazer isso em qualquer lugar é um risco — afirmou o pintor Newton Pena.
O que todos concordam é que um trânsito mais seguro e responsável passa pela conscientização. Isso inclui respeitar a sinalização e as pessoas. Quem anda diariamente pelo trânsito da cidade reclama do bom sendo de algumas pessoas.
— O que eu acho mais complicado no trânsito daqui é a falta de respeito. Os motoristas não se respeitam e não respeitam os pedestres. Não sei se é por causa da correria e do estresse do dia a dia, mas o pessoal leva muito isso para o trânsito — comentou o vendedor Jeferson Flores, encara o trânsito de Passo Fundo diariamente.
Redução no número de acidentes
Dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública mostram que Passo Fundo teve uma redução importante em ocorrências graves na área urbana. Segundo levantamento divulgado durante a Semana Nacional do Trânsito, o número de acidentes com mortes no perímetro urbano caiu 47% nos últimos cinco anos.
Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, o número de mortes em acidentes foi de sete, em 2022, para quatro, nos primeiros seis meses de 2023. Os atropelamentos também reduziram: foram 30 registrados no primeiro semestre do ano passado, e 26 neste ano. Segundo a secretaria, a redução de atropelamentos nos últimos cinco anos chega a 52%.
Ao todo, no primeiro semestre de 2023, foram registradas 1.223 ocorrências de trânsito na cidade. O número é menor que o contabilizado no mesmo período do ano passado, de 1.321. Apenas os acidentes com lesões tiveram aumento: foram de 256 para 269.
Conscientização na Semana Nacional do Trânsito
Segundo a prefeitura, o município realiza ações de conscientização, especialmente com crianças, para formar futuros motoristas responsáveis durante todo o ano. Na Semana Nacional de Trânsito, as ações são intensificadas com palestras e blitz educativas.
Ainda pensando nas próximas gerações de motoristas, o município deve concluir até o fim do ano a Escola Pública de Trânsito de Passo Fundo, com o objetivo de propor ações de conscientização aos estudantes. As atividades devem começar junto com o ano letivo de 2024.
Segundo o prefeito Pedro Almeida, a estrutura é de uma "mini cidade" onde as crianças simulam as vias, iluminação pública, placas de trânsito e faixas de pedestre, por exemplo. Os alunos usarão para experimentar como é a vivência como motoristas, pedestres e agentes de trânsito.
— A ideia é criar um ambiente capaz de dar toda a educação no trânsito para os nossos pequenos para que, no futuros, sejam cidadãos mais preparados e principalmente motoristas melhores do que temos hoje em dia — explicou Almeida.
As atividades da Semana Nacional do Trânsito seguem até a próxima segunda-feira (25).