O Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF) concluiu a compra do Hospital Prontoclínica por R$ 52 milhões. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (10).
A decisão foi tomada em assembleia do conselho diretor no domingo (8). A transição acontecerá nos meses de dezembro e janeiro. A fusão deve ser concluída em 1º de fevereiro de 2025.
A aquisição inclui as operações de saúde suplementar (plano de saúde) e o serviço de análises clínicas, como consta em nota oficial (leia a íntegra abaixo).
Todo o investimento vem do próprio HC, porém há um grupo privado que garantiu o aporte financeiro caso a instituição não consiga arcar com o pagamento. O grupo e as condições dessa negociação não foram divulgados.
Ao todo, foram cerca de cinco meses de negociação. A operação segue no prédio da Prontoclínica, que já é alugado de outra empresa. Agora, o aluguel passa a ser pago pelo Hospital de Clínicas em um contrato pelos próximos 10 anos — ou seja, apesar da fusão, o atual espaço continuará realizando atendimentos ao público normalmente.
Além disso, os cerca de 300 funcionários da Prontoclínica passam a integrar o quadro do Complexo HCPF.
— Será feito da melhor maneira jurídica e operacional. Teremos um planejamento e vamos estudar caso a caso. Já tivemos uma reunião com o sindicato e buscamos a otimização desses trabalhadores da melhor forma possível — disse o administrador do HC, Luciney Bohrer.
A ideia de vender a Prontoclínica vem desde 2020 e se realizou agora após uma série de propostas de diversas empresas de dentro e fora de Passo Fundo.
— Achávamos que podíamos conseguir mais, mas o cenário mudou quando soubemos que o comprador era o HC. Isso porque sabemos como o HC trabalha, de uma forma que se alinha à nossa. Estamos contentes, satisfeitos e prontos para colaborar daqui para frente — afirmou Julmar Biancini, fundador e sócio da Prontoclínica.
Foco em plano de saúde
Com 47 anos, o plano de saúde próprio do Hospital Prontoclínica tem 11 mil beneficiários. Agora, esse núcleo passa a pertencer ao Hospital de Clínicas, que tem o objetivo de investir nesse segmento nos próximos anos.
— No ano passado, o HC recebeu uma consultoria que mostrou a possibilidade de um plano (de saúde) próprio para o hospital. Entendemos que aí está o grande benefício, além de somar as duas marcas e criar novos postos de trabalho — afirmou Bohrer.
Nos próximos meses, o convênio buscará hospitais, instituições e prefeituras de diversas cidades da região em busca de novos ingressos no plano. Um dos primeiros destinos será o Hospital de Clínicas de Carazinho, por exemplo.
Leia a nota sobre a fusão na íntegra
"COMUNICADO OFICIAL
Hospital de Clínicas de Passo Fundo adquire Hospital Prontoclínica
A Direção do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e do Hospital Prontoclínica anunciam a consolidação do processo de aquisição do Hospital Prontoclínica por parte do Hospital de Clínicas, incluindo as operações de saúde suplementar e serviço de análises clínicas.
O processo de transição inicia a partir de dezembro de 2024 e se concretiza em 1º de fevereiro de 2025. Cerca de 300 colaboradores passam a integrar o quadro do Complexo HCPF com esta negociação, que envolveu um investimento de R$ 52 milhões.
Esta aquisição, aprovada diante dos Conselhos Administrativos e respectivas Assembleias, considerou o cenário atual do segmento de saúde e as perspectivas futuras para a assistência médico-hospitalar em Passo Fundo e região. Desta forma, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo expande seus serviços, com foco na sustentabilidade institucional e direcionados à missão de promover a qualidade de vida da comunidade".