O novo quartel do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo deve ser entregue pela empresa responsável pela obra até o final de fevereiro de 2025. Em agosto, a previsão de entrega era para 10 de outubro com possibilidade do início das operações ainda no final deste ano.
O atraso, segundo o tenente-coronel Alessandro Vicente Bauer, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo, se deu pela falta de mão de obra.
— A obra está andando, está em processo de fechamento de aberturas. Também já foi pintado uma parte do edifício. Tivemos um atraso porque, segundo a empresa, estava difícil conseguir mão de obra. Atrasou um pouco, mas a empresa pediu um aditivo de prazo que vence no final de fevereiro — afirma.
A construção da nova sede iniciou em 2019, mas atrasou por causa da pandemia em 2020 e 2021. Após duas licitações fracassadas — uma sem interessados e outra com empresa desclassificada —, a responsável pela obra assinou o contrato em 10 de janeiro de 2024.
O prédio de três andares está localizado na esquina da Avenida Brasil com a Rua Dr. Bozano, no bairro Petrópolis. O investimento da área de 1.248,85 m² é de R$ 1,7 milhão, com uma contrapartida de R$ 650 mil do município e de recursos federais.
Ainda não há uma data para a inauguração da nova sede. Bauer afirma que as licitações de acessórios e mobiliários já estão em andamento e que, após a entrega técnica da empresa responsável pela obra, o local deve receber os móveis e estará pronto para uso.