O novo quartel do Corpo de Bombeiros, localizado entre a Avenida Brasil e a Rua Dr. Bozano, no bairro Petrópolis, em Passo Fundo, deve ser entregue em 10 de outubro e começar a operar já no final deste ano. A informação é do tenente-coronel Alessandro Vicente Bauer, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Passo Fundo.
Com investimento de R$ 1,7 milhão e contrapartida de R$ 650 mil do município e de recursos federais, a área de 1.248,85 m² receberá um prédio de três andares e infraestrutura renovada.
— A obra está com a execução dentro do cronograma. Agora estamos em uma fase de apresentação de projetos para as licitações auxiliares, que são os móveis e ar-condicionado, além de alguns equipamentos. Como está dentro do cronograma, a tendência é que em 10 de outubro a obra seja entregue. Com isso, ela começará a operar já no final deste ano — informou Bauer.
No primeiro andar ficarão os vestiários, rouparia, alojamentos, lavagem de veículos e garagem. No segundo ficarão o auditório e a sala para atendimento de protocolos, além de uma sala de arquivo geral. Já o último andar contará com salas para analistas, chefias, reuniões e atendimentos.
Conforme o comandante Bauer, o batalhão abrange 94 cidades do norte gaúcho, o que exige estrutura para abrigar centrais de análises e outros aparatos. Além disso, a localização no bairro Petrópolis facilitará o deslocamento das equipes dentro e para fora de Passo Fundo.
Sobre a obra
A obra da nova sede do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo começou em 2019 e atrasou em grande medida por causa da pandemia, em 2020 e 2021.
Após duas licitações fracassadas — uma sem conseguir interessados e outra com empresa desclassificada —, a responsável pela obra assinou o contrato em 10 de janeiro de 2024. Dessa forma, o prazo de entrega ficou para 10 de outubro deste ano.
A licitação da última fase da obra foi concluída em abril. A etapa focava na instalação de aberturas, além do fechamento do quartel e seus acabamentos finais. Sem atrasos desde então, a tendência é que a nova estrutura já esteja operacional e com os bombeiros instalados até dezembro de 2024.