Neste sábado (9) as unidades de saúde de Passo Fundo, no norte do Estado, estão abertas para atendimento a população masculina. É o Dia D do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de próstata.
Todas as unidades básicas de saúde do município estão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h para consultas, exames de rotina, testes de PSA para diagnóstico precoce e orientações com profissionais de saúde.
— É uma grande oportunidade para que os homens priorizem sua saúde, aproveitando os serviços e exames oferecidos em nossas unidades. Queremos que eles quebrem barreiras e entendam que a prevenção é o melhor caminho para garantir qualidade de vida e um tratamento eficaz em caso de diagnóstico precoce — disse a secretária de saúde do município Cristine Pilati.
Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde promove ações educativas e preventivas com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e incentivar a busca por atendimento médico regular.
Uma doença silenciosa
No Brasil, um homem pode morrer a cerca de cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A doença predomina na população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Para homens com fatores de risco, como afrodescendentes e com histórico de câncer de próstata em familiar de primeiro grau antes dos 65 anos, o recomendado é iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Nos demais, o recomendado é a partir dos 50 anos.
O tumor que atinge a próstata, glândula presente apenas nos homens e localizada abaixo da bexiga envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina), e pode se espalhar rapidamente para outros órgãos, efeito conhecido como metástase.
Por ano, são esperados mais de 72 mil novos casos de câncer de próstata, segundo a publicação Estimativas 2023 - Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Inca.