O mês dedicado à prevenção do suicídio, Setembro Amarelo, termina na segunda-feira (30), mas a atenção à saúde mental deve ser contínua.
Em Passo Fundo, no norte gaúcho, a população pode contar com diferentes serviços psicológicos gratuitos oferecidos pela rede pública de saúde e em instituições de ensino do município.
A seguir, veja como ter acesso a estes serviços em Passo Fundo.
Rede pública de saúde
Através da rede de saúde do município, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico gratuito para a população durante todo o ano.
O procedimento é simples: basta ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a avaliação, que será adicionada ao sistema de teleagendamento para atendimento psicológico.
Segundo a coordenadora municipal de Recuperação e Saúde, Caroline Gosch, o tempo médio para atendimento é de até dois meses para pacientes em geral, mas casos de urgência são levados em consideração de acordo com a avaliação do profissional.
— Na maioria das unidades de saúde temos psicólogas atuando, cuja agenda é organizada para atendimentos individuais, com prioridade para pedidos do Conselho Tutelar, Ministério Público e Juizado da Infância, além de atendimentos em grupo e ações de promoção, como o Programa Saúde na Escola e acompanhamento de pré-natal — afirma.
Clínica de Psicologia da UPF
Através da Clínica Integrada na área da Psicologia, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade. O critério de inclusão ao serviço é ter renda familiar de três salários mínimos.
Os atendimentos acontecem no campus 1 da universidade, no bairro São José, na BR-285, de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite e aos sábados pela manhã.
Estagiários do curso de Psicologia da UPF são os responsáveis pelo atendimento, supervisionados por docentes do curso. O serviço está disponível durante os semestres letivos, de fevereiro a julho e de agosto a dezembro.
As principais atividades realizadas na prática de estágio incluem a avaliação inicial, atendimento psicológico nas modalidades individual, família e casal nas abordagens da psicanálise, cognitivo comportamental e sistêmica, avaliações psicodiagnósticas e grupos psicoterápicos. O tempo médio de início dos atendimentos é de um a seis meses.
Para participar dos serviços ofertados pela UPF, é necessário contatar a clínica para realização de cadastro. O horário para agendamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h através dos telefones 3316-8100 e 3316-8517, ou pelo e-mail psicologia@upf.br.
Sinapsi — Clínica de Psicologia da Atitus
A Clínica de Psicologia da Atitus Educação também oferece atendimento psicológico para a comunidade. O atendimento não é gratuito e possui um valor de atendimento social por consulta.
O serviço é realizado por alunos estagiários e supervisionado por professores durante o período letivo. Além do psicodiagnóstico e psicoterapia de indivíduos, casais, famílias, crianças, adolescentes, adultos e idosos, a clínica também realiza a modalidade de Plantão Psicológico para acolhimento inicial e uma proposta de Orientação Vocacional e de Carreira.
O horário de agendamento de consultas é de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 21h30min através do telefone (54) 3045-9070 ou pelo e-mail sinapsi.pf@atitus.edu.br. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 22h.
Clínica Escola de Psicologia Ideau
A Clínica de Atendimento Psicológico (CEPsi) da Faculdade Ideau de Passo Fundo atende de segunda a sexta-feira das 17h às 22h e aos sábados das 9h às 12h durante o período letivo da instituição (de março à dezembro).
Os atendimentos acontecem no campus da instituição no município na Avenida Rui Barbosa, nº 103, bairro Petrópolis.
O atendimento não é gratuito e o valor social é cobrado conforme possibilidade dos pacientes. As modalidades de atendimento psicológico ofertadas são a psicoterapia individual, de casal ou familiar, e orientação profissional. Podem ser atendidas crianças, jovens, adultos e idosos.
Os atendimentos também são realizados pelos acadêmicos e estagiários dos níveis finais do curso de psicologia e contam com a supervisão e orientação dos docentes.
Para mais informações e agendamentos, o telefone é (54) 2103-1261 ou (54) 2103-1250. Após o contato, o paciente é cadastrado na lista de espera e chamado quando houver a abertura de novas vagas para atendimento. A espera pode durar de um a dois meses.