O combate à dengue ganha reforço em ações de conscientização nesta quarta-feira (10) em Passo Fundo, marcado como o Dia D de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O principal objetivo é engajar a população a dedicar um tempo semanal para verificar suas residências e eliminar possíveis focos do vetor.
As atividades de sensibilização acontecem desde às 8h30min com um ponto fixo de distribuição de material informativo no trânsito e orientações aos pedestres na Praça do Teixeirinha, no centro da cidade. Ainda sem previsão de chegada da vacina contra a dengue no RS, a prevenção segue como a principal arma para evitar a proliferação do vetor.
Conforme o painel de acompanhamento da dengue da Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizado nesta quarta-feira (10), Passo Fundo tem 446 casos confirmados da doença e 980 em investigação. Em todo o RS, são 53.772 confirmações de dengue e 64 mortes pela doença.
— Se não eliminarmos os focos que estão dentro das nossas casas, não vamos conseguir progresso nenhum com essa doença. Também é preciso deixar que os agentes de endemia entrem para fiscalizar, porque eles são treinados para encontrar focos que podem passar despercebidos pelo morador — pontua o coordenador municipal de Defesa Civil, Fernando Bicca.
Os bairros que concentram o maior número de casos de dengue são Centro, Boqueirão, São Cristóvão, São José, Annes e Rodrigues. Outros bairros também estão com casos positivos, mas em números menores. Neste Dia D, escolas e empresas também devem dedicar um período do dia para conversas sobre combate ao mosquito.
— Estamos explicando para as pessoas a importância de ter esses cuidados em casa, além de permitir a visita dos agentes. Nós fazemos estágio em unidades de saúde do município e estamos vendo muitos casos positivos, isso preocupa, a população precisa se sensibilizar — destaca a estudante de enfermagem Amanda Sattler, 21, que auxilia na ação no centro da cidade.