O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (12) mostra um aumento nos casos de Covid-19 em Passo Fundo. Em uma semana, foram 88 novos diagnósticos da doença. Atualmente são 461 casos ativos, contra 373 no último relatório, o que significa um aumento de mais de 23%.
O crescimento também se reflete nas internações: hoje são 10 pessoas internadas em leitos clínicos, sendo seis de Passo Fundo e quatro de municípios vizinhos; na semana passada eram apenas seis.
Outras duas pessoas recebem tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a gravidade do quadro clínico. Desde o início da pandemia, em março de 2019, Passo Fundo registrou 78.689 casos de coronavírus e 837 mortes em decorrência da doença.
Epicovid 2.0
Em razão do aumento no número de casos de covid-19, Passo Fundo foi uma das oito cidades gaúchas escolhidas para integrar a pesquisa Epicovid 2.0, coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o governo do RS e financiada pelo Ministério da Saúde. O estudo avalia a prevalência e informações importantes sobre o vírus, buscando entender as sequelas deixadas.
A partir desta terça-feira (12) até 22 de março, pesquisadores identificados com crachá estarão reaplicando o questionário sobre a doença no município. Ao todo, cerca de 250 pessoas deverão ser ouvidas em Passo Fundo durante esta nova etapa da Epicovid.
Em todo o Brasil serão realizadas visitas domiciliares a 33,2 mil pessoas que tiveram a doença em 133 municípios. No Rio Grande do Sul foram selecionadas as cidade de Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e o eixo Santa Cruz do Sul-Lajeado, além de Passo Fundo. A expectativa é de que 2 mil pessoas sejam ouvidas nas cidades gaúchas.