O número de casos de covid-19 em Passo Fundo voltou a crescer. Na última semana epidemiológica, que terminou em 4 de março, a cidade do norte gaúcho registrou 192 novas contaminações pelo vírus, mais que os 118 registrados nos primeiros sete dias do ano. Desde o começo de 2024, Passo Fundo teve 772 diagnósticos positivos de covid-19.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que soma atualmente 373 casos ativos da doença, um salto se comparado à semana anterior, quando a cidade registrou 196 pessoas com o vírus. Seis pessoas estão internadas em leitos clínicos e uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde 2020, a cidade registrou 78.420 infectados com o vírus.
Conforme a secretária Cristine Pilati, o aumento no número de casos tem relação com fatores multifatoriais, como o início do ano letivo e o aumento de circulação de pessoas.
— Apesar de registrar um aumento no número de internações, são casos que cujo quadro clínico não é grave. Mesmo assim, estamos observando os próximos dias para ver como isso vai se comportar — completa a secretária.
Outro motivo atribuído para a alta nos casos é o fato da cobertura vacinal nos grupos prioritários não estar adequada na cidade. Em Passo Fundo, das 204.722 pessoas aptas a receber o imunizante, 158.743 completaram o esquema vacinal com duas doses, o que representa uma taxa de 77%.
O município segue com a vacinação normal nas unidades de saúde, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Onde se vacinar
Todas as unidades de saúde de Passo Fundo disponibilizam a vacina contra a covid-19. Confira os horários de funcionamento:
- Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- ESF e UBS: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
- Cais: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 11h