O município de Três Passos, no noroeste do RS, decretou situação de emergência em razão da dengue. O decreto foi publicado pela prefeitura na quarta-feira (7) e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em as ações de combate, campanhas e conscientização junto à população.
A cidade de 25,4 mil habitantes tem 154 casos confirmados da doença e é o quarto do Estado em número de diagnósticos. A maior preocupação local é com a circulação de duas variantes do vírus, o que pode agravar os quadros da doença. O decreto terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
A prefeitura de Três Passos tem realizado ações no combate ao mosquito, como a instalação de armadilhas, aplicação de fumacê nas bocas de lobos, caixas para recolhimento de entulhos, pulverização nas casas e visitas domiciliares para fiscalização.
O alerta é maior por causa de Tenente Portela, município a 30 quilômetros de Três Passos, que tem 932 casos confirmados e um óbito por dengue, conforme atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta sexta-feira (9).
A cidade de 14,5 mil habitantes deve decretar situação de emergência ainda nesta sexta. Para frear os números, o município começou a distribuir repelentes na quinta-feira (8).
Nos primeiros meses de 2024, o Rio Grande do Sul registrou 3.193 casos confirmados da doença, sendo 2.874 autóctones, e duas mortes. Os demais foram importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). Em 2023, o RS registrou mais de 34 mil casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do estado. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.