Tenente Portela, no noroeste gaúcho, é o município com maior número de casos confirmados da dengue no Estado. São 875 diagnósticos, segundo o portal da Secretaria Estadual de Saúde, e uma morte pela doença. Para frear esses números, o município começou a distribuir repelentes nesta quinta-feira (8).
Segundo o prefeito Rosemar Sala (PSDB), o município teve dificuldade de conseguir fornecimento em grande quantidade do produto. Por isso, nesse primeiro momento, as 400 unidades de repelentes irão para os funcionários públicos que trabalham numa força tarefa contra a doença em Tenente Portela.
— Estamos tentando mais unidades do produto com os fornecedores para podermos distribuir para toda população. Infelizmente a oferta é pequena, mas já estamos providenciando. Acredito que isso vá amenizar os casos da doença no município — afirmou.
A medida é uma das adotadas no município para diminuir o número de casos, uma vez que a cidade lidera o número de diagnósticos no Estado, com 875 casos confirmados, conforme atualização às 8h54min desta quinta-feira (8).
No início da semana, uma morte em decorrência da dengue foi confirmada no município. Por isso, um decreto de emergência em saúde pública deve ser publicado nas próximas horas, conforme o prefeito. Na próxima semana, o fumacê deve ser aplicado novamente no município para combater o mosquito Aedes aegypti na fase adulta.
Situação epidemiológica
Nos primeiros meses de 2024, o Rio Grande do Sul registrou 2.915 casos confirmados da doença, sendo 2.634 são autóctones, e duas mortes. Os demais foram importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).
Em 2023, o RS registrou mais de 34 mil casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do estado. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.