Uma ampliação dos horários e dias de atendimento dos Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) Boqueirão e Petrópolis e também do Ambulatório de Especialidades foi anunciada na manhã desta quinta-feira (22) pela Prefeitura de Passo Fundo. Os dois Cais passam a funcionar os sete dias da semana, enquanto o ambulatório continua o atendimento de segunda a sexta-feira, mas com expansão no horário de atendimento das 7h às 22h.
Com as alterações o Cais Petrópolis, mantém os atendimentos até às 22h, mas nos fins de semana abre das 9h às 15h. Já o Boqueirão que antes funcionava até às 19h de segunda a sexta-feira, passa a funcionar até às 22h, assim como o Petrópolis; e nos fins de semana terá a mesma grade de horário. Nos três locais são realizados serviços de atenção primária, que abrangem consultas médicas e de enfermagem, assistência farmacêutica e vacinação.
Os serviços no Cais Boqueirão e no Ambulatório de Especialidades, entram em vigor a partir do dia 01 de julho. No Petrópolis já haverá atendimento neste fim de semana.
Para atender a maior demanda de serviços, está prevista a contratação de pelo menos 35 médicos para qualificar os atendimentos. Com isso, cada unidade vai contar com três a cinco médicos nesses horários expandidos.
O motivo da ampliação dos horários de atendimento se dá em função da chegada do inverno, aumento de doenças respiratórias, elevação nos atendimentos da rede básica e da superlotação das emergências dos hospitais.
— Foi detectado que pacientes mais graves, acabam permanecendo mais tempo na emergência. O que impede uma rotatividade nos atendimentos. Além disso observamos que pacientes de atenção primária buscam o serviço de emergência em horários alternativos, quando a unidade não está aberta. Em razão disso, decidimos por ampliar os atendimentos nesses locais para atender a população em suas demandas básicas para que ela evite procurar a emergência e seja atendida onde deve ser — detalha a coordenadora de Recuperação e Saúde, Caroline Caroline Gosch.
A coordenadora acrescenta que a ação vai acarretar em um melhor atendimento nas emergências.
— Desafogando a demanda de serviço nas emergências o profissional vai poder atender com mais qualidade seus pacientes — completa Gosch.
Conforme observado pelas autoridades em saúde do município, 70% do volume da procura por atendimentos nas emergências são de pacientes com doenças consideradas leves, os quais poderiam ser realizados nas unidades de atendimento básico.
A ampliação dos horários de atendimento tem previsão de duração até 31 de agosto, mas podem se estender até setembro conforme a demanda.
— Chegamos num momento sensível do ano com a chegada do inverno. Em função disso, estamos concentrando os esforços para cuidar da nossa comunidade pois temos um compromisso com os passo-fundenses. Precisamos estar com o sistema de saúde preparado e qualificado, principalmente nesse período — pontua o prefeito Pedro Almeida.
Atendimentos
Cais Petrópolis
Segunda a sexta-feira das 7h às 22h. Sábados e domingos das 9h às 15h
Av. Brasil Leste, 1531
Cais Boqueirão
Segunda a sexta-feira das 7h às 22h. Sábados e domingos das 9h às 15h
Rua Coronel Pitinga, 11
Ambulatório de Especialidades
Segunda a sexta-feira das 7h às 22h
Rua Uruguai, 1180, Centro