De maio de 2022 a maio de 2023, o Centro de Referência de Saúde da Mulher e População LGBTI (CRSM/LGBTI) de Passo Fundo, no norte do Estado, atendeu 9.216 pessoas homossexuais.
O principal motivo que levou o público a buscar atendimento foi a área de saúde mental, seguida pelas questões envolvendo a família.
— As pessoas homossexuais em geral têm histórias de vida marcadas por várias violações de seus direitos, o que repercute em sofrimento psicológico — explicou a coordenadora da Saúde LGBTI e assistente social, Talissa Tondo.
Ela lembra que é necessário que as famílias e sociedade possam dialogar de forma mais aberta a respeito do que é a sexualidade e a orientação sexual, desmitificando o preconceito envolvido no assunto e compreendendo que a homossexualidade não é uma doença.
— Assim, pessoas homossexuais encontram no Centro de Referência, um lugar protegido, para falar a respeito de suas dores, seus anseios e tudo o que lhes é importante, tendo espaço de escuta respeitosa.
O público LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersex), obtém atendimento nas áreas de psicologia, psiquiatria, recebe orientações da enfermagem, incluindo realizar testes rápidos e aconselhamento, consulta com os médicos como em áreas de ginecologia e urologia.
— É um serviço de saúde que compreende e tem conhecimento para o atendimento de demandas específicas desta população, bem como com a assistente social, onde é possível acolher e acompanhar conjuntamente os familiares, que também necessitam de atenção. Observamos que incluir as famílias no processo de acolhimento melhora o relacionamento interpessoal e a saúde mental, traz às pessoas homossexuais um maior sentimento de pertencimento, segurança e liberdade — enfatiza Talissa.
Nove anos de atuação
O Centro de Referência de Saúde da População LGBTI é um serviço municipal especializado de média complexidade que acolhe pessoas da comunidade LGBTQIA+ e tem atuação há nove anos.
A composição da equipe é multiprofissional, com enfermeira e técnicas de enfermagem, assistente social, psicóloga, médico psiquiatra, ginecologista, endocrinologista e urologista.
O atendimento é 100% pelo SUS e busca garantir às pessoas LGBTQIA+ um cuidado integral de saúde, garantia de acesso aos direitos sociais e acolhimento humanizado, fortalecendo as capacidades individuais, buscando melhorar sua qualidade de vida.
São disponibilizados atendimentos com os diversos profissionais tanto para as pessoas que buscam o serviço diretamente como também para as suas famílias, trabalhando temas e demandas relacionadas à sexualidade em geral, orientação sexual, identidade de gênero, expressão de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, saúde física e mental, promoção à saúde, mundo do trabalho, escola e formação profissional, acesso a direitos civis e sociais.
Como acessar o serviço
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone fixo ou whatsapp ou mesmo pessoalmente e agendar um acolhimento. O atendimento inicial é feito pela enfermeira, psicóloga ou pela assistente social.
A partir disto, são identificadas as necessidades de cada paciente e organizado o Plano Terapêutico Singular, disponibilizando assim a continuidade do acompanhamento e outros atendimentos especializados.
Contatos do Centro de Referência
Endereço: Rua Lava Pés, 1903, Centro, Passo Fundo
Telefone: 3312-0484
WhatsApp: 5499667-6279
Instagram: saudelgbtipassofundo
Horário de funcionamento do serviço: de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Horários reservados especificamente ao acolhimento de novos pacientes:
Terças: às 13h30 e 14h
Quartas: às 8h30, 14h e 15h
Quintas: às 8h30
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: