Com 2.066 votos, Renato Orlando Tiecher (PL) está entre os vereadores mais antigos da Câmara de Passo Fundo, no norte do Estado. Eleito para o quarto mandato consecutivo, Tchequinho, como é conhecido, promete seguir fiscalizando a prefeitura e defendendo os interesses de seus eleitores.
Desde que iniciou a carreira política em 2012, essa foi a votação mais expressiva, com crescimento de 71% em relação a 2020, quando foi eleito com 1.380 votos. No histórico, tem passagens pelo PCdoB, PSB e PSC, até chegar ao PL nesta eleição.
— Estou muito contente com a votação de 2024. Costumo dizer que o meu voto não é partidário, é pessoal, pelo trabalho que temos. Desde 2013 eu digo que resolver o problema de todos não vou conseguir, mas dar atenção para todos eu consigo. Isso se refletiu na urna, fui muito bem votado onde as pessoas me conhecem — resume Tchequinho.
O local a que o vereador se refere é o bairro São Cristóvão, onde foi o candidato mais votado. Para o próximo mandato, destaca que deve continuar de olho nas demandas da população e pedir melhorias em praças, calçadas e na saúde, como na unidade de saúde do bairro São Cristóvão II:
— A gente quer um tratamento de qualidade para quem mora lá. Queremos médicos e enfermeiros. Não adianta o prédio ser bonito e ter deficiência em atendimento, queremos algo completo. Vamos sempre “bater nessa tecla”, de ter exames e consultas o mais rápido possível para quem precisar.
“Meu maior projeto é bater de frente com o sistema”, diz Tchequinho
Conhecido por ter uma voz ativa na Câmara de Vereadores, Tchequinho não se define como oposição da atual gestão, mas sim um “fiscalizador” dos projetos do Executivo. Nos próximos quatro anos promete seguir sua forma de trabalho.
— Meu maior projeto é bater de frente com o sistema. Mas deixo claro que eu não sou oposição, eu só não voto em projetos que entendo que beneficia apenas meia dúzia de pessoas. Porque a política para mim veio de "lambuja", eu trabalhei a vida toda no pesado, então não vou sacrificar o meu mandato por projetos que não vejo propósito.
Quem é Tchequinho
Renato Orlando Tiecher tem 51 anos e é natural de Passo Fundo, onde viveu a vida inteira. Casado com Lorilei Aparecida de Oliveira, teve dois filhos: Vitor Orlando Tiecher, 18 anos, e Renato Tiecher, 9 anos.
Foi eleito na primeira vez que concorreu, em 2012 com 992 votos, e reeleito nos anos de 2016 com 1.953 votos, e novamente em 2020 com 1.380 votos.
Em 12 anos, protocolou 36 projetos de lei, 230 indicações e 734 pedidos de providência.